quarta-feira, 17 de junho de 2009

Nobreza

 


Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul - 1 Sm 15.11


O povo disse que não queria mais que o velho Samuel e seus filhos os dirigissem. Deve ter doído muito para ele. Doeu tanto que o próprio Deus veio consolá-lo. Deus disse que fizesse o que o povo estava pedindo e ordenou que alguém fosse colocado como dirigente deles. Saul era seu nome. O nome Saul significa "desejado". Samuel foi rejeitado e lá estava o desejado. Samuel era velho; Saul era jovem, forte e bonito. Qual foi a disposição de Samuel em relação a Saul? Qual seria nossa disposição para com a pessoa que foi escolhida em nosso lugar?

A maioria das pessoas veria em Saul um rival. A maioria das pessoas torceria para que chegasse o momento em que ele tropeçasse, para se alegrar e dizer ao povo: "Veja quem vocês colocaram em meu lugar". Em outras palavras, "Bem feito".

Mas não foi essa a postura de Samuel. Saul meteu os pés pelas mãos. Saul errou tão feio que Deus disse a Samuel que o havia rejeitado. E o que fez Samuel? Ele se entristeceu por causa de Saul. Ele se entristeceu com sinceridade por causa de Saul e passou a noite inteira orando em favor dele.

Não, ele nunca desejou que Saul tropeçasse, nem se alegrou com o tropeço do moço. Ele intercedeu em favor do rapaz. Ele fez isso tanto que Deus teve que lhe dar a primeira bronca da vida: "Até quando você vai ter pena de Saul" (1 Sm 16.1). A primeira vez que foi repreendido por Deus foi por causa de sua misericórdia para com o escolhido.

Para mim, isso tem um nome...

Nobreza.

4 comentários

Marcio Augusto disse...

Chorar com os que choram, se alegrar com os que cantam... (Música: Fruto Sagrado que fala do amor); Na verdade é mais fácil torcer contra, pois quando vemos outros tropeçarem é comum ver pessoas sentindo satisfação, pois parece que a desgraça dos outros exalta o seu jeito de ser e agir. Quem derá eu pudesse falar que estou livre deste sentimento podre, mas vamos buscar em Deus essa nobreza, quero ao invés de apontar o dedo estender a mão, pois é melhor ser repreendido pelo Senhor pela misericórdia práticada do que pela altivez que precede a humilhação. Abraço Pastor...

Cleide disse...

Nobreza!! Aí está algo muito difícil de se encontrar nos dias de hoje, onde, infelizmente, até mesmo dentro da igreja tem um querendo ver a queda do outro, misericórdia, mas graças a Deus, que ainda podemos encontrar pessoas de coração nobre!!!

Pr Vera disse...

quão dificil é ser nobre as vezes, principalmente quando aparntemente estamos sendo diminuidos em favor de outrem, ma graças a Deus isso é possivel. Samuel realmente poderia se defender, reclamar seus direitos,porém como servo de Deus, e nobre como ele era preferiu o caminho do amor.

Thiago disse...

É difícil não torcer pela queda daquele que vai assumir nosso lugar, mas, devemos sim, lutar contra nosso mau desejo, ajudando e preparando muito bem o caminho daquele que irá nos suceder(passei isso a alguns dias...)
Isso, deve ser uma pedra de toque em nossas vidas, saber que teremos sim, sucessores e que, seja no reino ou secularmente, devemos preparar e auxiliar no que for possível a essas pessoas!!!
Que Deus nos de coragem pra isso!!!
Saudações Reverendo!!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br