quinta-feira, 20 de agosto de 2009

300

image

E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens… vos livrarei - Juizes 7.7

Gideão convocou um exército de trinta e dois mil homens, para lutar contra os midianitas, mas, o Senhor disse-lhe que o exército estava muito numeroso. Deus disse que iria reduzir este exército para que Israel (que Ele conhecia muito bem) não viesse a se gloriar dizendo que venceram porque eram fortes. O que Deus faz é para glorificar o nome Dele, não o nosso. Por ordem de Deus, Gideão ordenou que todo covarde e medroso, voltasse para casa. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. Esta ordem estava de acordo com Dt 20.8 que diz: “E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá e torne à sua casa, para que o coração de seus irmãos não derreta como o seu coração”. De acordo com este texto, os covardes deveriam voltar porque a covardia é contagiosa. Os covardes desencorajam os outros.

Dez mil homens continuaram com Gideão. Eles não eram covardes, mas, mesmo assim o Senhor ainda disse: “Ainda há muito povo”. Aqueles homens eram valentes, mas não estavam preparados. Deus mostrou isso através de um teste. Ordenou que eles fossem levados a um rio onde seriam provados. Quando menos esperamos estamos sendo provados pelo Senhor. Foi-lhe ordenado que bebessem das águas do rio. E Deus disse a Gideão que aqueles que bebessem águas de joelhos com a cabeça perto da água estariam reprovados. Aqueles que pegassem a água com a mão e a levassem à boca estariam prontos para a guerra. O que isso quer dizer? Os que bebiam água de joelhos, seriam alvos fáceis, estariam desatentos a qualquer movimento do inimigo. Já os que bebiam água levando a mão á boca, mantinham-se alerta, observando tudo ao redor. Deus requeria ali outra qualidade de todo bom soldado: a vigilância. Sem vigilância seremos alvos fáceis do nosso inimigo (1 Pe 8.8). O exército de Gideão foi reduzido a 300 homens. Estes, porém, eram homens valentes e vigilantes.

Gideão partiu para a batalha com a promessa de Deus: “Com estes trezentos homens vos livrarei e darei os midianitas na tua mão”

Pr Edmilson

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br