sábado, 22 de agosto de 2009

Não vive grudado mas aparece quando é preciso

image

Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus – 1 Samuel 23.16

Fugindo de Saul, Davi e seus homens se refugiaram nas cavernas do deserto de Zife. Novamente, Davi e seus homens encontram refugio em cavernas. Em nossa caminhada, Deus sempre irá providenciar momentos de descanso para que possamos recobrar as forças. Essas sãos as nossas cavernas. É possível que Davi estivesse passando por um momento de crise de fé (e quem não passa?). Mas, a renovação das forças e da confiança em Deus viria, não das paredes daquela caverna e sim de alguém muito especial que Deus enviou ali, um amigo verdadeiro.

Para fortalecê-lo e confortá-lo, Deus enviou Jônatas. Jônatas era o tipo de pessoa que não vive “grudada” em nós, mas que aparece quando todos somem. Os amigos sempre estarão presentes para nos fortalecer em nossos momentos de crise. Ele não foi até ali para alimentar mais ódio em Davi contra seu pai. Ele veio ali, simplesmente para fortalecer a fé do amigo.

É interessante notarmos que, enquanto para Saul era tão difícil encontrar Davi, para Jônatas era fácil. Jônatas sempre sabia onde encontrar seu amigo!

A primeira palavra de Jônatas a Davi, que talvez estivesse com medo de a qualquer momento ser morto por Saul foi: “Não temas. A mão de Saul, meu pai, não te achará”.

Para um Davi, que talvez estivesse pensando “Deus se esqueceu de sua promessa de me fazer rei, pois não passo de um fugitivo”, a palavra do amigo foi: “Tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo. O que também Saul, meu pai, bem sabe”.

Davi e Jônatas renovaram a aliança que já haviam feito. Momentos de crise, são a oportunidade para que os amigos falsos vão embora e para que os verdadeiros renovem sua aliança de amizade e amor.

Após renovar sua aliança com Davi, Jônatas voltou para sua casa sem saber que aquele era seu último encontro com o amigo.

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” Pv 17.17

Pr Edmilson

1 comentário

Thiago disse...

Como é maravilhoso ter "Jônatas" em nossa vida. Podemos através deles, saber que nem tudo está perdido, e que nos momentos mais difíceis de nossa vida, teremos uma ombro amigo para nos fortalecer e relembrar as promessas do Senhor para nós, assim como ele fez para com Davi.
Glória a Deus, porque não estamos sós...
Saudações Reverendo!!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br