quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O rancoroso vive num poço

image

“Deus me fez esquecer” – Gênesis 41.51

Os irmãos de José haviam feito maldades com ele. Jogaram-no num poço e depois venderam-no como escravo. Eles sabiam que José poderia ter morrido quando jogado naquele poço vazio. Também sabiam que um escravo vivia muito pouco pela forma como eram tratados. Mesmo assim fizeram aquilo com o próprio irmão. Só quem ainda não viveu tempo suficiente, é que duvida da existência de gente ruim. Mas, gente ruim existe. Existem pessoas para quem a vida dos outros não vale nada. Existem pessoas que jogam alguém num buraco e depois dormem tranquilamente a noite. Feliz aquele que não é desconfiado de tudo e de todos, mas que sabe que anda por uma terra entre anjos e demônios e, por isso, caminha com prudência.

O pior buraco que pessoas assim podem jogar outros é a magoa e o ressentimento. O ódio e o desejo de vingança que se instalou no coração de alguns após terem sido apunhalados e traídos, tem sido o poço que transformou a vida de muitos em uma vida infrutífera. Mas, com José não foi assim. Deus o fez frutificar fazendo jus ao seu nome que quer dizer “crescendo”, “acrescentando”. Um dos motivos desse frutificar é que José não se permitiu ficar no poço do ressentimento. Se perguntassem a José se ele gostou da forma como seus irmãos agiram com ele, diria que não. Mas se lhe perguntassem se ele tinha ódio deles, ele também diria que não. Por quê? “Deus me fez esquecer”. É isso ai! José não deixou que o rancor lhe mantivesse num poço. A vida do rancoroso é um abismo no qual ele está preso. A saída desse abismo é esquecer. Esquecer não é apagar da memória, mas sim, não permitir que essas lembranças tirem a paz do meu coração ou não me permitam viver o presente. Esse esquecer faz com que eu acredite que mesmo gente ruim pode mudar. Esse esquecer faz com que eu caminhe para frente. Esse esquecer tira a amargura do meu coração e torna meu semblante até mais bonito.

“Deus me fez esquecer”. Para aquele que deseja ser frutífero, Deus também lhe fará esquecer.

Pr Edmilson

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br