sábado, 8 de maio de 2010

Cuidado com a cara de coitado

image

Josué fez um acordo de paz com os gibeonitas… E os líderes do povo de Israel juraram que cumpririam a sua palavra – Josué 9.15

Josué era um homem experiente. Ele havia convivido com um dos maiores mestres que um homem pode ter. Ele presenciou rebeliões e viu o que era a natureza ingrata do homem. Enfim, Josué era um homem vivido. Mas, mesmo assim os gibeonitas o enganaram. Eles o levaram a fazer uma aliança que iria trazer problemas para o povo de Israel por muitos séculos. Mas, quais foram as táticas usadas por estes homens para tapearem alguém tão sábio como Josué? Eles usaram basicamente duas armas que até hoje surtem muito efeito: cara de coitadinho e uma conversa boa.

Com suas caras de coitadinhos, seu pão embolorado e suas roupas gastas, os gibeonitas convenceram Josué e os líderes de Israel de que eles eram inofensivos. A cara de coitado de certas pessoas têm enganado a muitos ainda hoje. Eles conseguem convencer pessoas a fazerem alianças com eles. Muitos já se casaram com outros convencidos por seu ar de fragilidade para mais tarde descobrir...

A conversa boa é a outra ferramenta dos enganadores. Eles são mestres do engano por falarem mentiras com tanta convicção que parecem acreditar nelas. Há pessoas que chegam a chorar enquanto contam uma mentira. Muitos foram os que caíram no conto do vigário proferido por pessoas ardilosas.

E foi numa destas que Josué e os líderes de Israel caíram. Isso ai! Se homens como Josué foram vítimas dos gibeionitas, como escaparemos nós de cairmos nas armadilhas dos gibeonitas modernos?

Só com muita prudência e uma vida de completa dependência de Deus. As aparências enganam. Ai de quem se deixa levar por elas. Josué e os líderes de Israel não consultaram a Deus e se aliançaram com os gibeonitas. Consultemos a Deus então, antes de entrarmos em qualquer aliança. Deus, somente Ele, conhece o coração das pessoas, e, somente Ele, sabe o que está por trás de uma cara de coitadinho e de uma conversa boa.

 

Pr Edmilson

3 comentários

Unknown disse...

"Devemos também pedir a Deus sabedoria,conhecimento discernimento de situações como esta, pois os "cara de coitado" podem estar mais perto do que pensamos, devemos tomar cuidado e observar o que esta acontecendo ao nosso redor, as vezes é hora de mudar comportamentos, atitudes e amizades."

Unknown disse...

Obrigado Pastor...Que palavra maravilhosa...devemos realmente tomar cuidado com os coitadinhos e aqueles que tem uma boa conversa..devemos pedir Para Deus orientação sobre este assunto....porque o Senhor nos mostrara quem sao de verdade...

Regina Farias disse...

Pastor,

É verdade...

Obrigada, estava precisando de reflexão assim pra ficar mais ligada!

Minha sábia vó já dizia que "boazinha é perto de ruim". Pois é só depositar confiança em "mala" e vir dor de cabeça.

Deus o abençõe!

R.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br