sexta-feira, 8 de julho de 2011

Foi por minha culpa

Jonas respondeu: “Vocês me peguem e joguem no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês”. Jonas 1.12
Sempre que nos lembramos de Jonas, o que nos vem à cabeça é a imagem do profeta desobediente, do homem que tentou fugir da face do Senhor, daquele de desejou a destruição dos ninivitas. Mas existe um aspecto da pessoa de Jonas que é muito admirável...
Lá estavam os marinheiros sem saber o que fazer para sobreviverem àquela tempestade. A cada momento aliviavam o peso do navio jogando o carregamento ao mar. E a tempestade piorando. Começaram a clamar, cada um ao seu deus. Um invocava o deus da chuva, o outro invocava o deus dos mares, o outro invocava o deus do trovão. E a tempestade só piorando. Foi quando encontraram Jonas dormindo no porão do navio e o convocaram a juntarem-se a eles e clamar ao seu Deus. Qualquer ajuda era bem vinda!
Os marinheiros desconfiaram que aquela tempestade fosse sobrenatural e, provavelmente, consequência da ira dos deuses. Isso mesmo, “os deuses” estavam irados com alguém que estava naquele navio. Eles lançaram sortes para descobrir quem era este que havia enfurecido os deuses e a sorte caiu sobre Jonas. Por essa, Jonas não esperava. Aqueles marinheiros pagãos, usando um método pagão, acertaram em cheio. Deus é soberano e está no controle de tudo, mesmo que os homens não o conheçam, não o aceitem e nem acreditem nEle. Era esse Deus, capaz de agitar os ventos e os mares, que estava irado, irado com Jonas.
Quando questionado, Jonas declarou quem era seu Deus, o que fez os marinheiros temer, pois, apesar de não adorarem a este Deus, já conheciam as histórias das grandes manifestações do Deus dos hebreus, que na verdade é o Deus de toda terra. Jonas declarou porque Deus estava tão irado, e é aí que vemos algo admirável neste homem. Ele disse: “Foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês”. Jonas não disse que aquela tempestade estava acontecendo por causa da idolatria daqueles marinheiros, nem por causa de suas práticas supersticiosas, nem por eles não pertencerem ao povo de Israel. Poucas coisas enfurecem tanto a Deus quanto a desobediência daqueles que o conhecem. Deus é o juiz de toda terra, mas, seu juízo vem primeiro sobre aqueles que, mesmo conhecendo Sua palavra, não a praticam. O que há de bonito em Jonas é que ele assumiu sua culpa, coisa cada dia mais rara.
Jonas nos dá uma lição do quanto devemos encontrar em nós mesmos o motivo de certas tempestades. Jonas não mandou os marinheiros jogarem seus ídolos ao mar. Disse que atirassem ele mesmo ao mar. Quando os marinheiros fizeram isso, a tempestade cessou. Como consequência disso, aqueles marinheiros temeram a Deus e o adoraram (Jn 1.16). Já pesou?! Um despertamento espiritual aconteceu naquele navio, não pela pregação de Jonas, mas sim, pelo reconhecimentos de sua culpa e seu arrependimento. Não estará aí um caminho para o despertamento espiritual numa família, numa cidade numa nação? No entanto, muitos acreditam que reconhecer suas culpas trará escândalo perante o mundo. Porém, foi Deus quem disse: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Cr 7.14).
Se humilhar. Está aí uma coisa que muitos preferem ver o navio afundar, a fazer isso.
Pr Edmilson

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br