sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nosso espírito não precisa envelhecer

image

Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. (2 Co 4.16)

Davi foi um grande guerreiro e começou batalhando contra leões e ursos quando ainda era jovem, prosseguiu enfrentando um gigante e no decorrer de sua vida enfrentou diversas outras batalhas. Mas, um dia, por pouco ele não foi morto numa guerra. Graças a um de seus valentes soldados, ele escapou da morte. Depois dessa, seus soldados lhe disseram que ele não iria mais batalhar junto com eles (2 Samuel 21.17). Davi iria lhes ajudar com sua experiência de guerra, mas não pegaria mais na espada. Ele deu de cara com o que Paulo disse: o corpo vai se gastando. Seu corpo já não era mais o do garotão de décadas atrás. Rugas apareceram, os cabelos ficaram brancos, as mãos já não seguravam a espada com a mesma firmeza. É, o corpo estava se gastando. Mas, será que isso queria dizer que era o fim da linha? Não, pois, há algo em nós que não precisa e nem deve envelhecer junto com o corpo. O nosso espírito vai se renovando dia a dia.

Nosso espírito é aquela parte de nós que nos torna criaturas singulares, pois com ela temos comunhão com Deus que é espírito (Jo 4.24). Quando Deus criou o homem, formou seu corpo do pó da terra, e esse um dia voltará para lá (Ec 12.7). Neste corpo formado do pó Deus soprou o fôlego de vida e formou o espírito humano (Gn2.7). Quando o pecado entrou na história humana, o espírito que é como uma lâmpada (Pv 20.27 RA), se apagou e ficou em trevas (Ef 4.18). Mas quando Jesus entrou na história humana, novamente Deus disse: Haja luz, e houve luz. A lâmpada que estava apagada foi acesa novamente (2 Co 4.6). Neste momento somos novas criaturas porque há um novo espírito dentro de nós (Ez 11.19). Esse espírito segue o caminho oposto do nosso corpo. Enquanto o corpo vai se desgastando, o espírito vai se renovando.

Este renovar do espírito não é automático e sim uma resposta ao tipo de vida que vivemos. Nosso espírito vai se renovando à medida que passamos mais tempo na presença de Deus em oração. Nosso espírito vai se renovando à medida que nos alimentamos diariamente da palavra de Deus. Nosso espírito vai se renovando à medida que ouvimos e obedecemos à voz do bom Pastor. Nosso espírito vai se renovando à medida que vamos aprendendo as lições que Deus nos ensina através das circunstâncias que passamos. Não é à toa que as pérolas da literatura espiritual nos foram dadas por homens com o corpo marcado pelo tempo, mas com o espírito renovado. Grandes heróis da fé partiram desta vida fartos de dias, porém com o espírito rejuvenescido.

Há pessoas que espiritualmente nos fazem lembrar “O curioso caso de Benjamim Button”.

Não nos esqueçamos o quanto o corpo pode influenciar o espírito e o espírito ao corpo. Quando uma pessoa, por não aprender a não levar em conta seu próprio corpo amortecido pelos anos (Rm 4.19), passa a se sentir velho e inútil, seu espírito vai envelhecendo também. Mas, quando o que está em evidência na vida de uma pessoa é o seu homem interior, seu corpo é sustentado por este espírito forte. Foi por ter um espírito assim que Calebe, aos 85 anos de idade ainda tinha coragem de enfrentar gigantes (Js 14.10,11). Davi, quando se viu impedido de ir para as batalhas, também não se sentiu jogado fora. Na sua velhice, sob seu comando, seus pupilos fizeram mais do que ele (2 Sm 21.18-22). Na sua velhice, ele compunha salmos mais belos (2 Sm 22). Na sua velhice ele ainda pôde dar conselhos a Salomão para que ele se tornasse um grande rei (1 Re 2).

O tempo pode destruir muita coisa, mas aquilo que dentro de nós foi construído por Deus não será destruído. Nosso homem interior será renovado dia-a-dia e assim nunca desanimaremos da vida e só partiremos quando tivermos completado nossa carreira.

Pr Edmilson

5 comentários

Rzorpa e Loubah Sofia disse...

Graça e Paz Amado.
É emocionante encontrar um mesageiro de Aba,aqui no DiHITT.
Uma benção e grande alegria.
Quem cultiva a fé no amor, sempre traz consigo na face e em cada acto o rejuvenscer do espirito que transcende por todo seu ser.

Fraterno abraço

Genilda disse...

Alguns preocupam-se em cuidar apenas do corpo, pois julgam estar nisso o seu valor, outros ignoram a necessidade de cuidá lo e erroneamente entendem que para cuidar da alma não precisam ou não devem ater-se ao corpo, pois este veio do pó e ao pó voltará. A boa medida está em se ver como um todo, CORPO,ALMA E ESPIRITO e dispensar a cada o cuidado necessário.

Ângelo dos Santos Monteiro, disse...

Boa tarde! Passei por aqui para fazer uma visita em seu blog e aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o [Blog do Ângelo], um espaço que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico-teológico sobre temas atuais e polêmicos"!

[Blog do Ângelo] - http://pbangelo.blogspot.com

Anônimo disse...

Em todas as etapas da nosso vida somos muitos preciosos para Deus.Por isso eu amo muito o meu senhor q cuida, e renova as nossas forças a cada dia... Deus te abençoe muito Pr. Edmilson

Anônimo disse...

BELÍSSIMO PASSAGEM DE ENTENDIMENTO.
BOM DIA . FIQUEM EM PAZ

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br