quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Voto de Nazireu


Nm 6.1-21
O voto de nazireu foi instituido no Antigo Testamento para aquelas pessoas que queriam se consagrar a Deus. A própria palavra "Nazireu" quer dizer "separado". Durante o período em que a pessoa se dedicava ao voto de Nazireu, ela deveria se abster de vinho, bebida forte e de tudo que viesse da videira, não deveria cortar o cabelo e também não deveria tocar em corpo morto. O voto poderia ser temporário ou por toda a vida. A Bíblia fala de Sansão e de Samuel que foram Nazireus desde o nascimento (1 Sm 1.11; Jz 13.3-5). Pelo que foi exigido de João Batista, é possível que ele também fosse um Nazireu.
Quando chegava ao final do voto, a pesoa que o fez deveria rapar o cabelo como fez Paulo (At 18.18).
No Antigo Testamento, a dedicação a Deus se baseava em cerimônias. No Novo Testamento esta consagração se baseia em realidades interiores. Sendo assim, todo aquele que quer se consagrar a Deus hoje deve:
Não cortar o cabelo - Se submeter a Deus em tudo;
Não beber vinho, bebida forte ou nada que venha da videira - Voluntariamente se abster de certos prazeres mesmo que sejam lícitos.
Não tocar em corpo morto - Se afastar de tudo o que traz morte espiritual, principalmente através de palavras.

6 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br