quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Voto de Nazireu


Nm 6.1-21
O voto de nazireu foi instituido no Antigo Testamento para aquelas pessoas que queriam se consagrar a Deus. A própria palavra "Nazireu" quer dizer "separado". Durante o período em que a pessoa se dedicava ao voto de Nazireu, ela deveria se abster de vinho, bebida forte e de tudo que viesse da videira, não deveria cortar o cabelo e também não deveria tocar em corpo morto. O voto poderia ser temporário ou por toda a vida. A Bíblia fala de Sansão e de Samuel que foram Nazireus desde o nascimento (1 Sm 1.11; Jz 13.3-5). Pelo que foi exigido de João Batista, é possível que ele também fosse um Nazireu.
Quando chegava ao final do voto, a pesoa que o fez deveria rapar o cabelo como fez Paulo (At 18.18).
No Antigo Testamento, a dedicação a Deus se baseava em cerimônias. No Novo Testamento esta consagração se baseia em realidades interiores. Sendo assim, todo aquele que quer se consagrar a Deus hoje deve:
Não cortar o cabelo - Se submeter a Deus em tudo;
Não beber vinho, bebida forte ou nada que venha da videira - Voluntariamente se abster de certos prazeres mesmo que sejam lícitos.
Não tocar em corpo morto - Se afastar de tudo o que traz morte espiritual, principalmente através de palavras.

6 comentários

Anônimo disse...

Estive pensando neste voto de nazireu, estou vivendo um momento de decisão e mudança em minha vida, tive que entregar um dos meus trabalhos, tudo converge para uma dedicação maior ao ministério. Todos os homens chamados por Deus tiveram que deixar alguma coisa para seguir a Deus. Se você nunca fez, também nunca receberá esta unção, leiam mc 10.28,29, amanhã estarei raspando minha cabeça em consagração a Deus. pr marcos, rio de janeiro

Anônimo disse...

Amém amados... Entendendo os princípios de Deus para tal, eu fiz o voto do nazireado, raspei a minha cabeça, me abstendo de determinadas coisas, em consagração a Deus e já estou esperimentando o melhor d'Ele na minha vida. Pr. John, Natal/RN!

Anônimo disse...

Que benção. Deus me mostrou na palavra sobre o voto de nazireu e eu fiquei encucado se era para eu fazer ou não, por se tratar do antigo testamento e, buscando mais informações sobre isso, achei esta palavra. Ainda assim, na dúvida, já adiantei e raspei minha cabeça. Deus é maravilhoso. Obrigado Pr. Edmilson. Que o Espírito Santo continue direcionando sua vida.

Anônimo disse...

caro pastor......penso que o real voto de nazireo esta dentro do coracao de cada um.....estes rituais de consagracao sao coisas do passado....mais respeito a posicao de quem quer continuar a pratica-los.....luz e paz aos nossos coracoes.

Anônimo disse...

muito bom, sua postagem! Missionario Leandro

Unknown disse...

Eu posso concordar muito bem que a noticia de que Paulo ensinava que não se devia circuncidar e nem cumprir a Lei de Moisés era verdadeira porque posso mostrar em muitas referências Paulo fazendo exatamente o que o teor da noticia dizia e por não ter prova de que ela (a noticia) não tenha sido verdadeira e de que os judeus eram boateiros.
O mais importante é a certeza de que aquele voto não foi passado para os gentios e Paulo, junto com os judeus novos convertidos tinham a consciência de que os gentios nada tinha a ver com aquilo.
Atos 21: 22-25:
Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.
Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.
Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem...

O que aconteceu em Jerusalém fica em Jerusalém! zefini!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br