quarta-feira, 5 de março de 2008

E saiu-lhe o sol

 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. (Gn 32.30,31)

O que é Peniel?

Para mim, peniel é uma experiência dramática que marca nossa vida para sempre. Em Peniel o homem conhece quem é ele. Neste momento ele se assusta pois descobre coisas a seu respeito que nunca imaginava fossem assim. Em Peniel o homem descobre que sua experiencia com Deus até ali na verdade era uma experiência religiosa. Por ser religioso até ali, o homem era acostumado a julgar os outros da pior forma possível e a si mesmo da melhor maneira possível. Por não conhecer a si mesmo, ele não tem noção que, dentro dele habita o pecado e que ele seria capaz de coisas horríveis se não fosse a graça de Deus. Em Peniel esta máscara cai. E isso é doloroso. Ele fica horrorizado consigo mesmo.

Antes de Peniel, o homem se julga capaz de tanta coisa para Deus e ele é rápido em seu trabalho. Ele é cheio de planos e de respostas para tudo.

Antes de Peniel o homem se considera espiritual e acredita que vive o tudo que alguém pode experimentar de Deus.

Em Peniel, seu conceito de maturidade muda. Seu conceito de espitiualidade muda. Se antes ele achava que espiritualidade era viver com um sentimento glorioso e andar como um extraterrestre, agora ele sabe que espiritualidade é estar agradando a Deus independemente do que se esteja sentindo.

Depois de Peniel, o homem entende que a maturidade verdadeira consiste em carregar sua cruz a cada dia. É ser humano, humano trabalhado por Deus.

Depois de Peniel o homem caminha devagar, pois Deus tocou em sua coxa e ele começou a caminhar com mais prudência. Não é um caminhar muito elegante. Mas é o caminhar de um príncipe de Deus.

Depois de Peniel o homem não se importa mais em ficar provando nada a ninguém, pois agora ele sabe quem é e sabe quem é seu Deus, pois ele o viu face a face.

Seu andar manco não é só por alguns dias. Ele sabe que vai mancar para o resto da vida. Mas... tudo bem! No começo dá saudades do tempo em que ele andava altivamente e com rapidez, mas depois ele se acostuma e, por fim, ele gosta de andar como anda.

Aos olhos dos homens, antes sim, ele estava bem. Aos olhos dos homens é: "como ele se apagou", "quem te viu, quem te vê". Mas ele sabe que o que se apagou nele foi a glória humana, para que a glória de Deus se manifestasse.

Para os outros, ele se apagou. Mas ele sabe que está amanhecendo o dia para ele.

Para os outros é o fim. Mas ele sabe que agora sim ele está começando.

Para quem nunca passou por Peniel, não dá nem para imaginar o que é isso.

Só quem já passou sabe o que é isso.

Sobre Peniel ele tem a dizer: "vi a Deus face a face e minha alma foi salva".

2 comentários

Anônimo disse...

Meu nome é Juliette, sou do RJ e tenho 18 anos. Ésse fim de semana eu tive um encontro com Deus. Foi maravilhoso. Jesus mudou meu p meu ser. Hoje, aqui fora eu me sinto uma extra terrestre... não consigo enteder como eu pude ser tão egoista. o Senhor Deus é Tremendo!

Felipe disse...

Parabéns pastor, que boa maneira de descrever Peniel. Dito isto,Felizes os que "mancam", "caminham devagar" e à sombra dos apalusos dos homens.Pois estes são os que ficaram ao lado de Deus, vendo o sol nascer.
Que a paz reine sempre...

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br