quarta-feira, 7 de maio de 2008

Na Caverna da "Oportunidade"


1 Sm 24.1-4

Movido de inveja, o rei Saul passou a perseguir ao jovem que tanto o havia ajudado, Davi. Por causa disso, Davi e mais seiscentos homens passaram a viver uma vida de fugitivos, morando em cavernas.

Em sua perseguição, Saul chegou a uns currais de ovelhas onde havia uma caverna. Ali ele entrou para aliviar o ventre. O que Saul não sabia era que, no mais interior daquela caverna, se encontravam Davi e seus homens. Aquilo parecia ser a oportunidade que eles esperavam. Os homens de Davi não tinham dúvidas de que aquele momento fora providenciado por Deus. Um deles ousou até mesmo “profetizar” para Davi: “Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo e far-lhe-ás o que bem te parecer”. Para estes homens parecia a coisa mais lógica matar Saul e ai estariam acabadas suas preocupações e seus dias de fugitivos. Porém Davi não via as coisas assim. Há certas “oportunidades” que aparecem somente para nos testar. Há coisas que acontecem permitidas por Deus para expor nossa reação diante delas. Deus estava treinando Davi para que ele não fosse um rei como Saul. Saul era um rei possessivo que lutava para manter um trono que já não pertencia a ele. Davi, ao contrario, deveria ser um homem que não lutaria nem mesmo para tomar um trono que na verdade já era dele.

Na escuridão da caverna, Davi se aproximou de Saul com a faca na mão sem que ele o percebesse. Os homens de Davi, provavelmente achavam que ele iria mata-lo. Porém, Davi cortou um pedaço do seu manto que ele provavelmente havia tirado. Só isso! Tendo seu perseguidor na mão, Davi somente cortou um pedaço de seu manto. Ele havia passado no teste!!

3 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br