sexta-feira, 11 de julho de 2008

A "Justiça" dos Fariseus

image 

Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus - Mt 5.20

Jesus falou de pessoas que não entrariam no reino dos céus para reinar com Ele porque se satisfazem em viver uma vida de justiça conforme a justiça dos fariseus.

Como era a justiça dos fariseus? Era uma justiça exibicionista. Os fariseus eram homens que se alegravam em fazer coisas para serem vistos pelos homens e aparentar uma santidade que na verdade não tinham. Eram verdadeiros hipócritas. Faziam questão por coisas tão pequenas e deixavam de lado o essencial. Gostavam de se trajar de uma maneira que chamasse a atenção para si e para sua falsa santidade. Cumpriam rigorosamente certas normas, tais como lavar as mãos antes das refeições, porém, o coração continuava sujo pelo ódio e pela inveja. Além das normas que já existiam, eles criavam outras para tornar o jugo cada vez mais pesado nas costas dos homens, porém, eles não guardavam as normas e doutrinas que eles mesmos criavam. Ao orar, eles não colocavam a comunhão com Deus como objetivo de suas orações, e sim, o chamar a atenção para si através destas orações. Eles gostavam de orar até mesmo nas esquinas (!) para que os homens vissem o quanto eles eram “espirituais”. Enfim, a vida deles era sem realidade. Eles eram verdadeiros sepulcros caiados. Faltava verdade e conteúdo em suas vidas religiosas. Aliás, eles não passavam disso, de religiosos.

Jesus falou também da justiça dos escribas. Quem eram os escribas? Estes eram os doutores da lei. Eram homens cheios de conhecimento, porém, sem nenhuma vida. Eram homens capazes de citar as Escrituras de Gênesis a Malaquias, sem, porém, deixarem suas vidas serem transformadas por este conhecimento. A cabeça deles era cheia, mas a vida era vazia.

Vida de aparência, vida de religião somente, não fará de nós participante do reino. Precisamos deixar que Cristo viva em nós a cada dia e assim seremos cristãos autênticos e futuros participantes do reino dos céus. Ali fariseus e escribas não reinarão.

2 comentários

Anônimo disse...

O mais importante é levarmos uma vida honesta diante do Senhor. Pois, se isso não ocorrer, podemos sim, sermos chamados de fariseus e mestres da lei...hipócritas. Que Deus nos guarde disso, e nos faça a cada dia pessoas honestas e tementes a Ele!!!!!
Saudações Reverendo!!!!

Anônimo disse...

Excelente texto, de fácil compreensao, a isso podemos chamar de iluminaçao espiritual. que a paz do senhor esteja sempre contigo.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br