sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Espírito de Religião


Lc 18.9-14


O desejo de Deus é que vivamos uma vida ligada a Ele como de um galho ligado à árvore. A vida que flui na árvore, flui nos galhos. Esse é o ideal de Deus para nós.
Mas o diabo criou uma imitação desta vida, que é a religiosidade. Desde a queda, vemos uns caminhando numa relação viva com Deus, outros andando num espírito de religião.
Vemos Adão tentando cobrir sua nudez com folhas de figueira. Isso é religião. Isso é o homem tentando cobrir a si mesmo. Mas vemos também Deus fazendo vestes de peles de animal e cobrindo a nudez do homem. Isso é graça, é Deus trabalhando em favor do homem e o homem desfrutando do que Deus dá.
Vemos os homens levantando uma torre para alcançar o céu com ela. Ao mesmo tempo, o que eles queriam era ficar famosos. Isso é religião. É o homem tentando alcançar o céu com seu “trabalho” e ao mesmo tempo querendo tornar célebre o próprio nome. Mas vemos também Abraão levantando um altar e invocando a Deus. Na vida com Deus temos um altar, a cruz, através do qual podemos invocar o nome do Senhor e sermos salvos, curados, protegidos. Através deste altar alcançamos o céu.
O espírito da religião cega o homem e lhe traz uma falsa segurança.
O espírito da religião é assassino. Os religiosos foram os maiores opositores do trabalho de Jesus.
O espírito da religião faz a pessoa pensar que está salvando alguém, quando na verdade o está transformando num filho do inferno.

Marcas de um espírito de religião:
- Perfeccionismo
- Mais valor às interpretações do que à própria Bíblia
- A graça de Deus o ofende. Como o irmão mais velho do filho pródigo
- Colhem mosquitos e engolem camelos
- Acham que serviço e vida com Deus são sinônimos
- Preocupam-se mais com a reputação do que com a realidade do ser
- Confinam Deus aos seus dogmas

1 comentário

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br