sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Espírito de Religião


Lc 18.9-14


O desejo de Deus é que vivamos uma vida ligada a Ele como de um galho ligado à árvore. A vida que flui na árvore, flui nos galhos. Esse é o ideal de Deus para nós.
Mas o diabo criou uma imitação desta vida, que é a religiosidade. Desde a queda, vemos uns caminhando numa relação viva com Deus, outros andando num espírito de religião.
Vemos Adão tentando cobrir sua nudez com folhas de figueira. Isso é religião. Isso é o homem tentando cobrir a si mesmo. Mas vemos também Deus fazendo vestes de peles de animal e cobrindo a nudez do homem. Isso é graça, é Deus trabalhando em favor do homem e o homem desfrutando do que Deus dá.
Vemos os homens levantando uma torre para alcançar o céu com ela. Ao mesmo tempo, o que eles queriam era ficar famosos. Isso é religião. É o homem tentando alcançar o céu com seu “trabalho” e ao mesmo tempo querendo tornar célebre o próprio nome. Mas vemos também Abraão levantando um altar e invocando a Deus. Na vida com Deus temos um altar, a cruz, através do qual podemos invocar o nome do Senhor e sermos salvos, curados, protegidos. Através deste altar alcançamos o céu.
O espírito da religião cega o homem e lhe traz uma falsa segurança.
O espírito da religião é assassino. Os religiosos foram os maiores opositores do trabalho de Jesus.
O espírito da religião faz a pessoa pensar que está salvando alguém, quando na verdade o está transformando num filho do inferno.

Marcas de um espírito de religião:
- Perfeccionismo
- Mais valor às interpretações do que à própria Bíblia
- A graça de Deus o ofende. Como o irmão mais velho do filho pródigo
- Colhem mosquitos e engolem camelos
- Acham que serviço e vida com Deus são sinônimos
- Preocupam-se mais com a reputação do que com a realidade do ser
- Confinam Deus aos seus dogmas

1 comentário

Anônimo disse...

Se não tomarmos cuidado, o espírito de religião entra em nossas vidas e aí...agiremos igual aos fariseus de ontem, ou, pior ainda, aos fariseus de hoje:os que se intitulam defensores da doutrina cristã, quer dizer, daquilo que pensam ser a sã doutrina cristã: não use isso, não vá em tal lugar, vista-se dessa forma...bobagens afins...
Os que condenaram Jesus por andar em casas de publicanos e meretrizes eram os mesmos que se diziam guardiões da Palavra de Deus. O resultado...condenaram e ajudaram a matar a Jesus!!!
Quantos "homens de Deus" não matam em nossos dias a fé de muitos, ou pior ainda, colocam roupas, dízimos, penteados ou regras idiotas como condição de santidade e comunhão com Deus?
Vivamos pois, uma vida simples e sem frescura na presença de Deus, pois, não somos salvos ou abençoados por conta de regras humanas, mas, o justo viverá pela fé se porém, ele recuar, Minha alma não tem prazer nele. Tenha prazer em mim Senhor, pois eu não preciso de doutrinas de homens para te servir. Eu só preciso Te amar!!!!!
Saudações Reverendo!!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br