domingo, 21 de dezembro de 2008

Uma Palavra aos Mais Experientes

pai_e_filho

 

Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou jóias de ouro puro. - Pv 25.12

É interessante como à medida que caminhamos, vemos muitas das nossas experiências se repetindo na vida de pessoas próximas a nós. Muitas vezes ficamos aflitos, pois queremos que eles evitem muitos erros que nós mesmos cometemos. Mas são raras as vezes que eles nos escutam. Aí nós ficamos bravos! Como é que eles não vêm que estão entrando numa fria? Como é que eles não vêm que seria melhor fazer a coisa daquele jeito e não desse? Afinal, eu tenho mais experiência do que eles!

Mas, vamos nos lembrar como nós éramos quando tínhamos a idade deles? Como nós reagíamos quando éramos confrontados com a experiência dos mais velhos? E os erros que cometemos com os quais aprendemos lições preciosas?

Lembrar destas coisas vai nos ajudar a lidarmos com a nova geração. Nós tivemos a liberdade de errar e aprender, e eles também tem.

Mas e os conselhos, onde ficam? É claro que eles são preciosos e devemos dá-los. Mas vamos nos lembrar que conselhos são conselhos e não oráculos. Conselhos devem sair de nossa boca com o tom de sugestão e não de ordem. Os que quiserem ouvir, errarão menos. Os que não quiserem terão o tempo para lhes ensinar o que não quiseram aprender com as palavras.

Vamos nos lembrar que a vida é uma escola.

2 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br