Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou: —Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: —Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém – Mc 10.17,18
Um homem veio até Jesus com o que parecia serem as atitudes mais corretas possíveis. Ele veio correndo, se ajoelhou, chamou Jesus de Bom Mestre. Aquele moço tinha tudo para receber um elogio do Senhor Jesus. Mas, ao invés disso, Jesus o repreendeu. Isso porque Jesus não viu na atitude daquele homem nada de adoração ou de respeito. Aquele homem na verdade estava com bajulação.
A bajulação é um elogio insincero com segundas intenções. Na maioria das vezes, quem bajula, está querendo inflar o ego de alguém para conseguir algo para si ou quer aparentar ser o que não é.
Jesus disse àquele homem, que era rico, que vendesse tudo o que tinha, distribuísse aos pobres e depois o seguisse. O homem se recusou a fazer isso. Naquela hora a máscara caiu. Não adiantava nada chamar Jesus de Bom Mestre, se não obedecesse a Ele e o seguisse. Se mestre é aquele que ensina, então aquele homem deveria estar disposto a aprender com Aquele que deixou seu trono e veio cumprir sua missão. Sim, Jesus é o bom Mestre que sempre deu suas lições através de exemplo. Mas o moço queria mais ser um discípulo intelectual no Bom Mestre. Ele via que Jesus falava coisas interessantes e queria aprender mais. Mas, ser discípulo de Jesus envolve renúncia, e aquele moço não estava disposto a isso.
Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). Podemos chamar Jesus de Senhor, de Mestre, de Soberano, de Rei, ou do que quer que queiramos, mas se não o seguirmos no Seu exemplo de renúncia, humildade e obediência, esses louvores serão rejeitados por Ele. Para Ele, louvor sem obediência não passa de bajulação e o Bom Mestre não gosta de bajulação.
2 comentários
Para não haver problema, é só lembrarmos que em muitas situações, o primeiro a ser visado é o bajulador, vulgo puxa-saco...que mantenhamos sim, uma relação de respeito e cordialidade com os outros, pois, elogios insinceros, não valem de nada...
Sejamos honestos, ou para bem ou para o mal, mas sejamos verdadeiros!!!
Saudações Reverendo!!!
Que sejamos servos fiéis e sinceros e não bajuladores pois DEUS requer de nós a obediência. É interessante ver que Jesus conhece profundamente cada um e sabe exatamente quais são as intenções portanto vamos tomar conta de nós mesmos para que Jesus encontre luz.
Postar um comentário
Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.