domingo, 24 de maio de 2009

Livre-se das correntes

image

Existe algo que pode tornar a vida infrutífera. Estou falando do ressentimento. Todos nós passamos pela triste experiência de sermos feridos por alguém no decorrer de nossas vidas. E tem gente que capricha! Tem gente que abusa de nossa nobreza! Quando isso acontecesse, podemos escolher entre perdoar ou guardar mágoa. Se escolhermos guardar mágoa, iremos colher os resultados de uma vida sem paz e sem alegria. Infelizmente esta tem sido a escolha de muitos. O ressentimento deixa feridas no coração e faz com que vivamos e tratemos as outras pessoas de acordo com essas feridas. Existem pessoas de temperamento difícil, que tem dificuldade em seus relacionamentos por causa de um coração marcado pelo ressentimento.

Um das coisas mais tristes quanto ao ressentimento é que ele prende o ofendido. Ele fica preso por carregar o ofensor em seu coração dia e noite. Ele fica como que acorrentado ao ofensor. Dorme pensando nele, sonha com ele e acorda pesando nele. Lugares fazem lembrar ele, perfumes também. E não faltam pessoas que vêm tocar no assunto. Isso começa a embaraçar vida e vai fazendo com que a pessoa se prive da graça de Deus (Hb 12.15).

Só existe um remédio para o ressentimento: o perdão. Mesmo que a pessoa que nos ofendeu nunca venha pedir perdão, somos nós quem temos que tomar a iniciativa de perdoar. Isso fará com que sejamos livres e voltemos a viver de verdade.

“Fácil falar, né?”

“Você nem imagina o que ele fez para mim”.

“Acha que eu já não tentei?”

É, eu sei que existem coisas que não são fáceis de perdoar. Mas, tudo o que Deus quer é que decidamos perdoar. É isso ai. Perdão é uma decisão. Limpar o nosso coração e sarar nossa alma, é algo que cabe a Deus fazer, pois trata-se de um milagre. Esquecer certas coisas, só um milagre. Não se sentir irado quando vir certas pessoas, só um milagre. Desistir do desejo de se vingar, só um milagre. Mas, que bom saber que Deus faz o milagre quando vê em nós a decisão de perdoar.

Se decidirmos perdoar, Deus é fiel e fará com que as feridas do ressentimento desapareçam. Não da noite para o dia, mas, desaparecerão. Deus não vai apagar nossa memória, mas, fará com que as lembranças não nos machuquem mais. Talvez, nunca mais veremos aquela pessoa como amiga, mas, deixaremos de vê-la como inimiga. Talvez ainda olharemos para certos lugares, sentiremos certos perfumes ou ouviremos certas canções que nos farão lembrar de quem nos machucou, mas, nunca mais essas coisas mexerão com nosso humor ou determinarão se ficaremos alegres ou tristes.

Então...

Decida perdoar e seja livre.

E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês – Mc 11.25

6 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br