sexta-feira, 12 de junho de 2009

Amar sem se tornar cúmplice

image

Os filhos do sacerdote Eli não prestavam e não se importavam com Deus, o SENHOR. “Eli, por que você honra os seus filhos mais do que a mim?”. 1 Sm 2.12,29

Eli foi sumo-sacerdote e juiz de Israel. Ele tinha dois filhos que eram sacerdotes, Hofni e Fineias. Eli foi um bom homem, mas, acerca dos seus filhos, diz a Bíblia que eles não prestavam (1 Sm 2.12). Eles roubavam as ofertas que eram oferecidas a Deus e se prostituiam.

Sendo Sumo-sacerdote e pai, Eli tinha autoridade sobre os filhos para barrá-los em seu caminho de pecados. Mas, ele deixou que seus filhos continuassem com suas vidas e não os corrigiu.

Deus não queria que Eli transformasse seus filhos em pessoas boas, pois o ser humano tem livre-arbítrio. Deus queria que Eli tomasse as atitudes que a lei determinava. Se seus filhos quisessem continuar pecando, que fossem afastados do sacerdócio. Que fossem punidos como qualquer pessoa seria se estivesse roubando e prostituindo. Mas Eli não fez isso.

Eli acabou se tornando cúmplice do pecado de seus filhos.

Nós também não podemos mudar o coração das pessoas. Mas podemos e devemos tomar cuidado para não sermos cúmplices de coisas erradas que possam estar fazendo.

O que cabe a nós fazer, devemos fazer.

Se eles não quiserem seguir o caminho certo, se fizermos nossa parte, não seremos responsabilizados por isso.

3 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br