sexta-feira, 12 de junho de 2009

Amar sem se tornar cúmplice



Os filhos do sacerdote Eli não prestavam e não se importavam com Deus, o SENHOR. “Eli, por que você honra os seus filhos mais do que a mim?”. 1 Sm 2.12,29

Eli foi sumo-sacerdote e juiz de Israel. Ele tinha dois filhos que eram sacerdotes, Hofni e Fineias. Eli foi um bom homem, mas, acerca dos seus filhos, diz a Bíblia que eles não prestavam (1 Sm 2.12). Eles roubavam as ofertas que eram oferecidas a Deus e se prostituiam.

Sendo Sumo-sacerdote e pai, Eli tinha autoridade sobre os filhos para barrá-los em seu caminho de pecados. Mas, ele deixou que seus filhos continuassem com suas vidas e não os corrigiu.

Deus não queria que Eli transformasse seus filhos em pessoas boas, pois o ser humano tem livre-arbítrio. Deus queria que Eli tomasse as atitudes que a lei determinava. Se seus filhos quisessem continuar pecando, que fossem afastados do sacerdócio. Que fossem punidos como qualquer pessoa seria se estivesse roubando e prostituindo. Mas Eli não fez isso.

Eli acabou se tornando cúmplice do pecado de seus filhos.

Nós também não podemos mudar o coração das pessoas. Mas podemos e devemos tomar cuidado para não sermos cúmplices de coisas erradas que possam estar fazendo.

O que cabe a nós fazer, devemos fazer.

Se eles não quiserem seguir o caminho certo, se fizermos nossa parte, não seremos responsabilizados por isso.

3 comentários

Marcio Augusto disse...

Vejo que a situação de Eli era realmente muito complicada pois de um lado estava o amor por seus e filhos e do outro lado estava sua obrigação, porém mesmo sendo difícil ele deveria cumprir com sua obrigação corrigindo seus filhos pois isso faria bem tanto para ele quanto para os próprios filhos. As vezes a maior demonstração de amor se encontra na repreensão sincera. Paz Pastor...

Thiago disse...

Deve-se ensinar os filhos o caminho do Senhor, a obediência a Sua Palavra, não somente com palavras, mas com um exemplo de vida consagrada a Deus.
No entanto, se os filhos escolherem o caminho do mal, que não seja com sua conivência, ou seja, enquanto você é o responsável moral por eles, senão...você responde!!!
Cada qual faz suas escolhas. Escolha obedecer a Deus e ensinar sua família a fazer o mesmo. Se não quiserem...você não "pagará" por eles...
Saudações Reverendo!!!

Pr Vera disse...

Infelizmente Eli talvez não soubesse dosar amor e autoridade. Quantos pais erram gravemente por não ter coragem de corrigir seus filhos de maneira severa quando nescessario, e acabam perdendo totalmente a autoridade.Deus nos ensina a ensinar nossos filhos a amá-Lo, mas junto a esse amor tbem vem a reverencia e temor, só assim se forma um adulto responssavel e fiel a Deus.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br