quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sempre alegre

image

Alegrai-vos sempre – Fp 4.4

Quem falou isso não foi um pregador de auto-ajuda, nem aquele tipo de pessoa que acredita que basta dizer as palavras certas para tudo correr bem. Também não era alguém que acreditava que se tivermos fé, não passaremos por provas e tribulações. Não. Quem estava falando isso era um homem que sabia o que era sofrer. Este homem sabia o que era estar aflito, abandonado pelos amigos, ser acoitado, não ver o trabalho crescer como desejava, ser desacreditado até mesmo pelos seus filhos na fé. Sim, ele sabia o que era passar por poucas e boas. Paulo sabia do que estava falando e não estava mandando que os filipenses fizessem algo que ele mesmo não fazia. Foi na carta aos filipenses que Paulo disse que estava experimentado em todo tipo de situação e que aprendeu a estar alegre, por elas e apesar delas (4.11).

Mas, como ser assim?

Com Paulo e com outros homens da Bíblia, da história e da atualidade, aprendemos que para ser assim é preciso:

Acreditar que Deus está no controle de todas as coisas e que todas elas cooperam para o nosso bem (Rm 8.28);

Controlar nossos pensamentos (Fp 4.8). Mente cheia de pensamentos ruins causa tristeza;

Deixarmos o exagero de lado (2 Tm 1.7). Não vamos ver os problemas maiores do que são;

Saber que problemas fazem parte da vida (Jo 16.33);

Estar envolvido no plano de Deus para a nossa vida (Ef 6.6). Falta de objetivo, ou estar envolvido nos objetivos errados, deixam a vida vazia e sem graça;

Renovar as forças através da comunhão com Deus em oração (Is 40.31);

Saber que alegria não é euforia. Muitas vezes não estaremos eufóricos, mesmo estando alegres; serenidade não é tristeza.

Se vivermos assim, seremos invadidos pela paz que ninguém consegue entender (Fp 4.7), uma paz que não depende das circunstâncias à nossa volta. Se vivermos assim, raciocinaremos direito. Se vivermos assim, seremos amáveis com todos. Se vivermos assim, seremos pessoas alegres em todo tempo. Seremos pessoas alegres mesmo quando estivermos passando pelo vale da sombra da morte.

Foi Salomão quem disse: “A alegria embeleza o rosto” (Pv 15.13). Sejamos, portanto, alegres e, conseqüentemente, mais bonitos.

11 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br