quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sempre alegre

image

Alegrai-vos sempre – Fp 4.4

Quem falou isso não foi um pregador de auto-ajuda, nem aquele tipo de pessoa que acredita que basta dizer as palavras certas para tudo correr bem. Também não era alguém que acreditava que se tivermos fé, não passaremos por provas e tribulações. Não. Quem estava falando isso era um homem que sabia o que era sofrer. Este homem sabia o que era estar aflito, abandonado pelos amigos, ser acoitado, não ver o trabalho crescer como desejava, ser desacreditado até mesmo pelos seus filhos na fé. Sim, ele sabia o que era passar por poucas e boas. Paulo sabia do que estava falando e não estava mandando que os filipenses fizessem algo que ele mesmo não fazia. Foi na carta aos filipenses que Paulo disse que estava experimentado em todo tipo de situação e que aprendeu a estar alegre, por elas e apesar delas (4.11).

Mas, como ser assim?

Com Paulo e com outros homens da Bíblia, da história e da atualidade, aprendemos que para ser assim é preciso:

Acreditar que Deus está no controle de todas as coisas e que todas elas cooperam para o nosso bem (Rm 8.28);

Controlar nossos pensamentos (Fp 4.8). Mente cheia de pensamentos ruins causa tristeza;

Deixarmos o exagero de lado (2 Tm 1.7). Não vamos ver os problemas maiores do que são;

Saber que problemas fazem parte da vida (Jo 16.33);

Estar envolvido no plano de Deus para a nossa vida (Ef 6.6). Falta de objetivo, ou estar envolvido nos objetivos errados, deixam a vida vazia e sem graça;

Renovar as forças através da comunhão com Deus em oração (Is 40.31);

Saber que alegria não é euforia. Muitas vezes não estaremos eufóricos, mesmo estando alegres; serenidade não é tristeza.

Se vivermos assim, seremos invadidos pela paz que ninguém consegue entender (Fp 4.7), uma paz que não depende das circunstâncias à nossa volta. Se vivermos assim, raciocinaremos direito. Se vivermos assim, seremos amáveis com todos. Se vivermos assim, seremos pessoas alegres em todo tempo. Seremos pessoas alegres mesmo quando estivermos passando pelo vale da sombra da morte.

Foi Salomão quem disse: “A alegria embeleza o rosto” (Pv 15.13). Sejamos, portanto, alegres e, conseqüentemente, mais bonitos.

11 comentários

Cleide disse...

Realmente a "Alegria do Senhor é a nossa Força!", as vezes é super dificil sorrir, porém, Deus nos ensina a viver um dia de cada vez, para cada dia basta sua própria preocupação, deixar o dia de amanhã nas mãos de Deus ja é uma grande passo para podermos sorir hoje!!!

Pr Edmilson disse...

"Um dia de cada vez". Verdade Cleide.
vamos tentar né.
Beijão

Marcio Augusto disse...

Devemos aprender a estar alegres em todas as situações, é dificil muitas vezes pois ao olhar ao nosso redor vemos tantos problemas, tantas difuculdades e somente DEUS pode realizar esse milagre em nossas vidas. Ainda bem que cremos nesse DEUS...NÉ?

Pr Edmilson disse...

Valeu Marcião.

Thiago disse...

Existem momentos que a tristeza vem sobre nós, por fatores externos ou espirituais, mas, mesmo assim, devemos ter a certeza que o Senhor está no controle, e que tudo que Ele faz para nós é bom(ainda que, por vezes, não entendamos ou acreditemos nisso, mas, é fato). Jesus ainda é o Senhor de nossas vidas, e, como tal, fará a Sua vontade prevalecer em nossas vidas, desde que desejemos isso!!!
E, ainda que a noite seja escura e longa, a alegria virá ao amanhecer, junto com o Sol da Justiça...aleluia...e Ele traz salvação de nós mesmos e de nossos maus desejos, e a cura para a nossa alma!!!!!
Saudações Reverendo!!!

Pr Edmilson disse...

Grande Thiago!

SHEILA CORRÊA disse...

A alegria deve ser nossa eterna companheira !!!

Uma vez li uma frase assim "Nunca grite com a alegria, porque a tristeza tem sono leve"

Claro, que ao ficarmos alegres, podemos gritar,mas a frase não é nesse sentido, é que as vezes, há momentos que a tristeza chega, por 'N' motivos, porém mantendo o pensamento e a fé de que Deus é a nossa alegria maior, isso passa logo ... e voltamos a sorrir novamente ... com o coração cheio da presença de Deus !!!

Já sabemos, que a verdadeira paz e a alegria de viver somente Deus pode nos dar ... então que nós sempre tenhamos a paz de Deus e não a paz morta de um cemitério ...

Beijokinhas Paiistor !!!

pr Vera disse...

realmente, a alegria é um combustivel para se estar realmente vivo, infelimente nos damos conta de que ao nosso redor existem mais pessoas tristes de que felizes; graças à Deus que em Jesus podemos reagir às intemperies dessa vida e lembrarnos de por em pratica o conselho apostolico de apostolico de Paulo; Alegrai-vos sempre no Senhor. Deus é alegria, aleluia.

EdLuan disse...

Sheiloka, mais uma vez dando um sabor à reflexão. Beijão.

Pastora Vera, você é uma das maiores alegrias que Deus me dá. Te amo!

Daiane nunes pinheiro disse...

Todos os dias antes de começa a trabalha visito o site me faz muito bem, o meu dia fica melhor minha maneira de agir mudar enfim so tenho a agradeçer Deus por tudo que a paz do Senhor esteja com todos vcs

EdLuan disse...

Daiane,
Muito me alegro com isso. Que Deus te abençoe e te dê muita alegria.
Abração!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br