terça-feira, 4 de agosto de 2009

Do cetro ao cajado

image

E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara – Êxodo 4.2

Após tentar fazer as coisas do seu jeito e se dar mal, Moisés fugiu para a terra de Midiã. Ali, aquele que deveria casar-se com alguma grande princesa, aceitou casar-se com a filha de um sacerdote de uma tribo nômade. Isso fazia parte do trabalho de Deus na vida de Moisés. Toda glória humana deveria ser apagada para que a glória de Deus pudesse aparecer na vida de Moisés. Toda soberba deveria ser erradicada. Porém, no processo de quebrantamento isso era só o começo.

Ao seu primeiro filho, Moisés deu o nome de Gerson. Este nome significa “estrangeiro”. Este nome era uma verdadeira profecia, dizia que aquele não era seu lugar. Ele estava ali por um período, apenas para ser treinado por Deus para algo maior. Em nossa vida, também passamos por estágios antes que Deus realize aquilo que tem em mente para nós. Cada um deles é um estágio no crescimento e amadurecimento. O homem tem que ser trabalhado por Deus para que depois Deus possa trabalhar através dele. Jetro, sogro de Moisés, também era chamado de Reuel (Gn 4.18). Este nome significa “amigo de Deus”. Os midianitas eram descendentes de Abraão com Quetura (Gn 25.1-6) e, por isso, Jetro também tinha conhecimento do Deus verdadeiro. É possível que Jetro tenha levado Moisés a um conhecimento maior de Deus. Pessoas com conhecimento e intimidade com Deus são de grande ajuda em nosso crescimento espiritual. Todos nós precisamos de pessoas que são amigas de Deus para que possam nos ensinar a chegarmos mais perto Dele.

Jetro colocou seu genro para apascentar seu rebanho. Aquele que fora o príncipe do Egito agora passava seus dias na solidão do deserto em companhia de ovelhas. Como egípcio, Moisés havia aprendido a desprezar o trabalho dos pastores de ovelhas, pois eram abominações para os egípcios (Gn 46.34). Agora Moisés era um pastor. Como príncipe, ele tinha um cetro de ouro que representava seu poderio e autoridade; como pastor ele levava um cajado, um simples cajado. Mas, enquanto usava seu cetro, Moisés não pode ajudar o povo de Israel. Porém, com este cajado que Deus iria operar grandes sinais e maravilhas. Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (1 Co 1.27). Com aquele trabalho, Deus estava preparando Moisés para ser o pastor de um grande rebanho: seu povo. Através deste trabalho, ele aprendia mais sobre o costume do povo de quem viria a ser líder e também sobre a vida do deserto, lugar onde ele iria passar quarenta anos de sua vida conduzindo este povo.

Moisés estava sendo trabalhado por Deus.

Pr Edmilson

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br