terça-feira, 25 de agosto de 2009

O ídolo de Gideão

image

Com o ouro Gideão fez um ídolo e o colocou em Ofra, a sua cidade. Então todos os israelitas abandonaram a Deus e iam lá para adorar o ídolo. E isso foi uma armadilha para Gideão e a sua gente. Juízes 8.27

Estou lendo a biografia de alguns heróis da fé, que viveram no século passado e retrasado. Me deparei com o triste fato de que alguns deles tiveram um começo maravilhoso e uma história permeada das manifestações sobrenaturais de Deus, mas, mesmo assim, tiveram um final um tanto quanto desastroso. Houve casos de homens que tiveram uma fé tão grande, a ponto de ressuscitarem mortos na autoridade do nome de Jesus, mas que terminaram os seus dias numa megalomania que os levou a pensar que eram mais do que de fato eram. Me lembrei da história de Gideão.

Ele viveu numa época de fracassos e escravidão para o povo de Israel, e foi levantado por Deus para mudar essa situação. Ele foi visitado pelo Anjo do Senhor e após isso, com seus trezentos homens, venceu as hordas dos midianitas. Ali estava um moço que viu o Anjo do Senhor face a face. Grande começo! Mas como foi o seu final?

Com os tesouros que o povo lhe presenteou, ele fez um ídolo, que foi uma armadilha para ele e para o povo. Eis o problema. Homens são agraciados por Deus com o sobrenatural e as maravilhas, daí o povo lhes oferece louvores e, ao invés de serem rejeitados, eles transformam em ídolos, ídolos que se tornam uma armadilha para eles e para o povo. Muitos dos Gideões de hoje, fazem de seu nome, de seu ministério, um ídolo. Que armadilha! É aí que muitos que começaram bem, terminam mal.

Por mais que alguém seja usado por Deus, não vamos dar a eles material para construir um ídolo.

Por mais que sejamos usados por Deus, não vamos nos esquecer de Quem nos usa e rejeitemos tudo o que pode virar ídolo e se tornar armadilha.

A glória de Deus, Ele não dá a ninguém. Os que pagam pra ver, caem na armadilha do ídolo de Gideão.

5 comentários

Anônimo disse...

Pastor Edmilson sem duvida Gideão, sempre é um personagem que nos rende muito panos para muitas mangas,,, e simplesmente sempre gosto de sua visão na pessoa dele.. o pior erro que Gideão cometeu foi esse mesmo trocar a glória de continuar exercendo seu papel de juiz justo pela a idolatria que foi sua contrapartida.. e terminou como bebendo da agua que ele mesmo sujou.. rsrsrs parabéns pelo texto.. sempre muito bem acunhado da palavra..paz meu pastor para ti e tua casa... e assim como também com todos os leitores que passar por aqui ...!!

Thiago disse...

Começar bem é importante, com certeza, mas, o mais importante é o final, a reta de chegada. Entre um período e outro de nossa caminhada no mundo, a busca pela manutenção da coerência e, principalmente, os pés fincados no chão devem ser o nosso norte. Afinal, começar bem é maravilhoso, mas ter uma vivência linda e um final glorioso em Deus e naquilo que Ele quis para sua vida é incomparavelmente melhor!!!
Os vencedores são aqueles que terminaram bem suas carreiras e atingiram os alvos preparados pelo Senhor para suas vidas, e não os que começaram bem, apenas...e nada mais que isso!!!
Saudações Reverendo!!!

Cleosmar Berto disse...

Pr Edilson,

Parabéns pelo texto. Realmente muitos, como Gideão, estão recebendo glória que pertencem somente a Deus. E o seu fim não pode realmente ser melhor que o de Gideão ou Herodes.

Gosto muito dos seus textos. Que Deus continue te inspirando. Deus seja contigo.

Grande abraço.

Pr. Cleosmar

Anônimo disse...

texto sublime que serve como lição para cada um de nos que DEUS continue te abençoando e dando discernimento

Unknown disse...

Continuo sem entender a atitude de Gideão. Já tentei achar uma explicação, mas nada. Lendo a história inteira fica impossível aceitar o ídolo! Vou continuar buscando uma explicação.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br