terça-feira, 25 de agosto de 2009

O ídolo de Gideão

image

Com o ouro Gideão fez um ídolo e o colocou em Ofra, a sua cidade. Então todos os israelitas abandonaram a Deus e iam lá para adorar o ídolo. E isso foi uma armadilha para Gideão e a sua gente. Juízes 8.27

Estou lendo a biografia de alguns heróis da fé, que viveram no século passado e retrasado. Me deparei com o triste fato de que alguns deles tiveram um começo maravilhoso e uma história permeada das manifestações sobrenaturais de Deus, mas, mesmo assim, tiveram um final um tanto quanto desastroso. Houve casos de homens que tiveram uma fé tão grande, a ponto de ressuscitarem mortos na autoridade do nome de Jesus, mas que terminaram os seus dias numa megalomania que os levou a pensar que eram mais do que de fato eram. Me lembrei da história de Gideão.

Ele viveu numa época de fracassos e escravidão para o povo de Israel, e foi levantado por Deus para mudar essa situação. Ele foi visitado pelo Anjo do Senhor e após isso, com seus trezentos homens, venceu as hordas dos midianitas. Ali estava um moço que viu o Anjo do Senhor face a face. Grande começo! Mas como foi o seu final?

Com os tesouros que o povo lhe presenteou, ele fez um ídolo, que foi uma armadilha para ele e para o povo. Eis o problema. Homens são agraciados por Deus com o sobrenatural e as maravilhas, daí o povo lhes oferece louvores e, ao invés de serem rejeitados, eles transformam em ídolos, ídolos que se tornam uma armadilha para eles e para o povo. Muitos dos Gideões de hoje, fazem de seu nome, de seu ministério, um ídolo. Que armadilha! É aí que muitos que começaram bem, terminam mal.

Por mais que alguém seja usado por Deus, não vamos dar a eles material para construir um ídolo.

Por mais que sejamos usados por Deus, não vamos nos esquecer de Quem nos usa e rejeitemos tudo o que pode virar ídolo e se tornar armadilha.

A glória de Deus, Ele não dá a ninguém. Os que pagam pra ver, caem na armadilha do ídolo de Gideão.

5 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br