terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sem integridade a casa cai

image

Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram – Josué 7.11

Após a fabulosa vitória em Jericó, Josué e o povo de Israel prosseguiram em sua marcha de conquista na terra prometida. A próxima cidade da lista era a pequena cidade de Ai. Se, em Jericó, cidade bem mais fortificada, eles viram as muralhas caírem, Ai seria moleza. Mas, eles se enganaram. Na primeira investida contra Ai, os soldados voltaram derrotados e alguns deles morreram. Josué ficou arrasado com aquela derrota, pois Deus havia lhe prometido que estaria com ele, e que nunca eles seriam derrotados (Js 1.5). Em Ai, Deus queria ensinar algumas lições a Josué e ao povo de Israel. Ele queria mostrar ao povo que a vitória para eles não era somente uma questão de fé. Eles deveriam aprender que sem integridade não há vitória verdadeira. Sem integridade, Deus não lutaria por eles, como fez em Jericó.

Alguém havia roubado e escondido o produto do roubo debaixo de sua bagagem, e enquanto isso não fosse corrigido, eles não poderiam contar com a bênção de Deus. As coisas continuam sendo assim. Deus está de olho em tudo o que jogamos debaixo do tapete. Há aqueles que duvidam disso e caminham por trilhas tortuosas. Esquecem-se da ética e apartam-se do livro do qual Deus mandou meditar e fazer conforme nele está escrito (Js 1.8). Alguns caminham assim por um longo trecho a ponto de parecer que nada acontecerá. Mas, tão certo como existe um Juiz de toda a terra, “a casa cairá”, e a vergonha será grande.

Temos que aprender que qualquer sucesso sem integridade, não passa de castelo de areia. Fazer declarações, ainda que baseadas na Palavra de Deus, mas, sem vivê-la, não passa de triunfalismo.

Josué levantou-se de sua prostração e colocou a casa em ordem. Só então, ele e o povo puderam prosseguir em sua marcha de conquista. Que Deus nos dê esta fibra para andarmos sempre no caminho da integridade a fim de não passarmos vergonha. Sempre haverá uma câmera escondida nos observando. Mas, quem não deve, não teme.

 

Pr Edmilson

2 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br