quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nariz santificado

image

Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida – 2 Coríntios 2.15

De acordo com Paulo, o mesmo perfume pode transmitir cheiros muito diferentes, variando conforme o nariz que o aspira. Para quem não crê, nossa fé carrega o mau cheiro da morte. Ela trás a recordação incômoda da mortalidade e de outro mundo que julgará este. Para quem não crê os exemplos de negação pessoal e amor sacrificial provocam, no máximo, admiração pela "ética cristã". Pense no que atrai audiência receptiva: bilionários e estrelas de cinema que escrevem biografias que vendem como água. Mas até hoje não vi na lista dos mais vendidos um livro contando a história de um líder de uma igreja de favela. Só ocasionalmente a televisão exibe um documentário sobre a vida de um "santo" como, por exemplo, a Madre Teresa de Calcutá. A audiência deste programa, porém, não pode comparar–se à de um programa de auditório ou à de uma novela. Para estes, somos o cheiro da morte, o odor que pairava como uma nuvem sobre a Madre Teresa, literalmente, porque ela escolheu servir a Cristo no meio daqueles que estavam à morte. A ordem religiosa que ela criou se dedica hoje a organizar hospitais para pacientes com Aids.

A sabedoria da Cruz parece loucura para o mundo, e Paulo confessou que para ele também pareceria, se não fosse por um evento que aconteceu dois dias após a crucificação. Os que acreditam que a ressurreição aconteceu de verdade recebem, por assim dizer, um novo conjunto de receptores olfativos. Para além do mau–cheiro da Sexta–feira Santa, podem agora detectar a fragrância surpreendente da nova vida. Por esta razão, e exclusivamente por ela, vale a pena crer. Ao entender o argumento de Paulo, se não houver ressurreição, não há motivo para dominar impulsos sexuais ou violentos. Por que se importar com os pobres e aleijados? Por que procurar a humildade e o serviço enquanto outros buscam a satisfação de seu ego? Uma vida de tantas lutas será alvo de piedade e não de inveja. Ela exala o cheiro da morte, para rodos, exceto para os que possuem nariz santificado.

Philip Yancey (Adaptado)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br