quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quando o melhor é se afastar

image

“Davi pensou assim: —Algum dia Saul vai me matar. A melhor coisa que posso fazer é fugir…” – 1 Samuel 27.1

A convivência com Saul não estava fácil. De um momento para o outro o homem pegava sua lança e atirava contra Davi para matá-lo. Davi fazia o melhor que podia e se esquivava da lança. Saul chorava, se arrependia, e Davi dava-lhe uma nova chance (afinal todos têm seu dia de mal humor). Mas, dali a pouco, o ciclo se repetia: mais uma lança arremessada contra ele, mais uma vez ele se esquiva, mais uma vez Saul chora, e começa tudo de novo. Num determinado momento, Davi tomou uma sábia decisão: ele se afastou de Saul. Ele sabia que, se não fizesse isso, Saul acabaria matando-o. Sim, é necessário ser sábio para fazer isso, pois, a palavra de Deus nos fala de perdão (se necessário, até setenta vezes sete ao dia), de paciência, de compreensão, de amor. Mas, ela também nos ensina, como neste caso de Davi e Saul, que, quando um relacionamento está adoecido, tirando nossa paz e ameaçando nos matar, é melhor nos afastarmos. Não se trata de um distanciamento promovido pelo ódio, nem algo do tipo “tô de mal”. Trata-se de um distanciamento por amor à paz, trata-se de um afastamento respeitoso, amigável, sábio e consciente, nada feito no calor das emoções.

Após falar de alguns a quem é melhor mantermos distancia, Paulo falou que o Deus de paz esmagará satanás (Rm 16.17-20). Satanás consegue esmagar aqueles que insistem em relacionamentos destrutivos. Mas, quando nos afastamos por amor à paz, ainda que a princípio seja difícil, é satanás quem é esmagado.

Há tempo de abraçar e de tempo de afastar-se (Ec 3.5). Feliz é aquele que sabe o tempo de cada um. O fruto deste discernimento será a paz para a qual Deus nos chamou (1 Co 14.33).

Pastor Edmilson

7 comentários

vagner disse...

Quando nós nos afastamos, a pessoa tem maior tempo para pensar e ver a injustiça que estava cometer e tb saber o quanto erra valido a nossa presença em sua vida.
Muitas pessoas só entende o valor real quando se perde o que erra seu de graça

Unknown disse...

Graça e Paz!
Realmente, quando sabermos discernir os momentos, tornamo-nos sábios!

Aproveito para divulgar o Podcast do blog Refletindo a Graça, fica o convite para o querido pastor e os seus leitores. Basta visitar o blog Refletindo a Graça.

Que Deus lhe abençoe!
Abraços,
Vinicius Morais
----
Visite: Refletindo a Graça
http://refletindoagraca.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá pastor Edmilson!!
Entrei no orkut da simone por acaso e vi o endereço do seu blog....
Que benção!!
Acho que já li quase todas as mensagens,rsrs...
Enquanto nos tempos de hoje muitos pastores só dão foco em prosperidade e milagre financeiro o Senhor abrange todos os assuntos da biblia que realmente importa e edificam nossas vidas.Amei o seu blog, que Deus continue te abençoando, sempre!!
abraços: Cristiane. (amiga da Simone)

Cibele disse...

A primeira vista esta atitude não parece boa até porque nós estamos aki para amarmos uns aos outros.Porém esta é uma atitude tbm de amor, amor pela paz.Passo por isso na minha familia e aconteceu tdo que fala no texto, eles estão numa fase refletindo mais e se unindo.È ruim mas as vezes só assim as pessoas se dão conta do valor das outras.Sou a filha diferente da familia, e por muito tempo aguentei humilhaçoes, qdo resolvi sair dessa zona de conforto e evita-los para a convivencia ser melhor tive mais paz mas ouço muitas criticas por ser minha familia mas vejo o qto foi bom pq a familia era desunida até entre eles, e hoje, eles se unirão mais porque estão se identificando oro por todos e peço a vocês que orem por mim.Obrigada

Anônimo disse...

Estou passando por algo que tem me deixado muito triste e essa reflexão pra mim veio na hora certa em que tenho pedido uma resposta a Deus sobre dirigentes da minha congregação que tem agido de forma agressiva comigo e com os demais membros, inclusive, até com visitantes e isso tem me deixado apreensiva e penso em me afastar, antes que eles sejam usados para me matarem espiritualmente. foi muito dificil pra mim reconciliar e voltar a congregar e agora ja estou me sentindo fraca por coisas muito desagradaveis que tem acontecido, ja levei visitantes la e eles ficaram decepcionados com atitudes da dirigente e não quiseram ir mais.e puder, pastor Edmilson, responda a meu comentário. meu msn é soraya.paim@hotmail.com

Unknown disse...

....Há tempo de abraçar e de tempo de afastar-se (Ec 3.5).....
E quando tomamos a decisão de nos afastar, devemos pedir força e graça ao nosso Deus,porque muitas vezes a vontade é de sair correndo e continuar na vida de conforto e convivencia,.... pedir força pra continuar nessa atitude de amor de paz!

Anônimo disse...

Linda mensagem, sinto-me oprimida em relação a minha família... Muitas coisas que não concordo, é como se eu fosse um peixe fora d'água... E não consigo afastar-me, por amor a eles... Porém, a mensagem deixa claro que quando amamos muitas vezes precisamos do afastamento, para manter este amor vivo e saudável. RSilva

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br