terça-feira, 2 de março de 2010

Tolerância ou conivência

image

Tenho contra vocês uma coisa: é que toleram Jezabel – Apocalipse 2.20

A tolerância é uma das virtudes mais importantes para se viver em sociedade. Sem ela não haveria famílias, amizades, igrejas ou comunidades. Uma vez que somos seres imperfeitos que estamos sendo aperfeiçoados por Deus, a tolerância se faz necessária para lidarmos com aquilo que não podemos mudar. Mas, vemos Jesus, o mais tolerante de todos os seres, dizendo que tinha algo contra a igreja de Tiatira: seu excesso de tolerância. Vemos ai, que até mesmo uma virtude pode ir a extremos e chegar a um ponto em que se degenera e se torna algo reprovável.

“Toleras essa mulher Jezabel”. O povo daquela comunidade tolerava uma mulher que manipulava e levava outras pessoas para o mau caminho. Eles viam e sabiam o que essa mulher fazia, mas não tomaram nem uma atitude contra ela. A tolerância daquela comunidade virou conivência, e a conivência está a um passo de virar cumplicidade. Eles não souberam diferenciar entre amar uma pessoa e aprovar suas obras. Jezabel deveria ser amada, mas suas obras deveriam ser repudiadas e combatidas.

A tolerância que não vira conivência é aquela que sabe enxergar até onde podemos ir abrigando e acolhendo uma pessoa sem dar a entender que aprovamos as suas obras. O mesmo Jesus que livrou uma mulher de ser morta por causa de seu adultério, antes de despedi-la lhe disse: “Não peques mais”. Ele estava deixando bem claro que Deus estava lhe dando uma nova chance e que mesmo tendo-a perdoado de seu pecado, não queria que ela continuasse nele.

Que Deus nos ensine a vivermos uma tolerância que expresse o amor de Deus e não a leviandade da natureza caída do homem que gosta de criar imitações das virtudes verdadeiras.

Pr Edmilson

2 comentários

Francisco Castro disse...

Olá!

Devemos ser tolerantes, simples e humildes. Só assim poderemos sair vitoriosos.

Abraços

Francisco Castro

Unknown disse...

Paz!!

Qualquer virtude sem equilíbrio e bom senso é prejudicial.
Com a tolerância acontece o mesmo. Temos que amar as pessoas, manifestando a graça e também o nosso compromisso com a Verdade.

Abs,
Vinicius Morais
----
Visite: Refletindo a Graça
http://refletindoagraca.blogspot.com/

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br