Então o SENHOR Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para lhe dar um pouco de sombra, de modo que ele se sentisse mais confortável. E Jonas ficou muito satisfeito com a planta. Mas no dia seguinte, quando o sol ia nascer, por ordem de Deus um bicho atacou a planta, e ela secou. Depois que o sol nasceu, Deus mandou um vento quente vindo do leste. E Jonas quase desmaiou por causa do calor do sol, que queimava a sua cabeça. Então quis morrer e disse: —Para mim é melhor morrer do que viver! – Jonas 4.6-8
O Senhor Deus fez com que uma planta nascesse a fim de que Jonas se sentisse mais confortável. O calor provocado pelo sol era muito grande e Deus, fez um milagre para que Jonas se sentisse melhor. E eu acredito que o Senhor Deus ainda providencia certas coisas simplesmente para nos alegrar. Jonas nem estava pedindo e, talvez por isso Deus lhe providenciou aquela planta que lhe trouxe sombra. E como Jonas se alegrou com ela! Assim como nós nos alegramos também quando Deus nos providencia algo que nos traga mais conforto. Mas....
No outro dia, o mesmo Deus que fez a planta brotar enviou um bicho que a fez secar. Justamente no momento que Jonas estava mais alegre com ela, a planta morreu. Isso ai! O Deus que fez nascer, também fez morrer. Isso nos ensina algumas coisas.
As provisões e bênçãos materiais que Deus nos dá, com certeza nos deixam alegres, mas, até esta alegria tem que ser sob medida. Isso porque tudo que pertence a esta vida, por mais belo que seja, ainda que venha de Deus, está sujeito a qualquer hora murchar e secar. As únicas coisas que vão durar para sempre são aquelas nossos olhos não podem ver e nossas mãos não podem tocar. O mais, a qualquer hora pode ser atacado por “um bicho”. Quando é um bicho enviado pelo diabo dá para expulsar. Mas, este aqui foi enviado por Deus, e ai, não tem “tá amarrado” que resolva. É, precisamos de discernimento para saber de onde vem o “bicho” que está atacando nossa planta, pois nem sempre é o devorador.
E como Jonas reagiu a isso? Ele ficou zangado, muito zangado, assim como nós ficamos diante de perdas sofridas, principalmente a perda de coisas que nos alegravam tanto.
Jonas ficou tão zangado que desejou até mesmo a morte. Este era o Jonas que não se importaria nem um pouco se todos os ninivitas morressem, mas ficou furioso porque uma planta morreu. Este era um sinal de que Jonas estava dando à planta mais valor do que deveria.
Nós também podemos nos tornar tão insensíveis e inverter os valores a ponto de não nos importarmos com uma epidemia dizimando milhares em determinado lugar. Podemos até mesmo achar que eles merecem esta tragédia por estarem colhendo o que plantaram e por não servirem ao Deus verdadeiro. Podemos achar que os “ninivitas” merecem morrer, pois fizeram pacto com o diabo. Isso tudo, ao mesmo tempo em que somos capazes de ficarmos enfurecidos porque nosso celular se quebrou, ou nossa conexão com a internet não quer funcionar, ou nossa televisão queimou. Em nosso coração, essas plantas que nos dão sombra e tornam nossas vidas mais confortáveis são mais importantes do que pessoas. É justamente por isso que às vezes Deus manda um “bicho” para fazer nossas plantas murcharem.
Que Deus tenha misericórdia de nós.
Pr Edmilson
11 comentários
Muito lindo amigo Pastor, senti falta de sua presença, sempre nos dando excelentes textos reflexivos e com grandes ensinamentos.
Abraços forte
verade pastor o mal do ser humano e esse mesmo
mtas vezes quando recebemos uma bençao e somos provados pra ver se realmente somos gratos a DEUS
mtos si revolta
que DEUS continua ti abençoando e ti iluminado cada dia + pastor
fica na paz do senhor
que mensagens!!!!!
tudo isto é verdade
a palavra falou comigo
meu querido pastor
que Deus abençoeeee
a sua vida e o seu
ministério oro
por vc todos os dia
na roda de oração
um grande abraço!!!!!!!!
Paz do Senhor Pr. Edmilson
Muito oportuna sua postagem, pois infelizmente temos visto muitos Jonas nos dias de hoje, gente que vive segundo suas convicções e não querem dar ouvidos a Voz de Deus, mas o Senhor sabe como aniquilar toda altivez humana, Ele é Soberano!; lembro aqui de Ana (I Samuel 2:6,7 - O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.); a Palavra está repleta de exemplos, O Pr sabe muito bem, mas deixo aqui o exemplo do rei Uzias (2Cr 26) diz que foi maravilhosamente ajudado, porém o Senhor o feriu e acabou leproso.
Na Paz de Cristo,
Pr. Honorato Santos,
muito lindo que o senhor continua lhe dando espirasaõ para que o senhor cintina nós trasendo a legria em suas mensagem, o meu msn é paulo_nune@hotmail.com
O VERDADEIRO PRESENTE DE UM DEUS ETERNO É UM PRESENTE ETERNO E NÃO UM BEM MATERIAL COMO SEMPRE PEDIMOS A DEUS, ELE NOS ATENDE PRONTAMENTE , MAS TAMBEM NOS MOSTRA QUE O PRAZER POR UM BEM MATERIAL É MOMENTANEO E O AMOR QUE ELE OFERECE É ETERNO COMO A VIDA AO LADO DELE, BOM TEXTO PASTOR DEUS O ABENÇOE.
Paz e Graça...
Isto é uma realidade nos rincões evangelicalizados de nosso país. Temos um arraial imenso e muitos querem desfrutar de paz sem nada fazer. Digo que a obediência é o que há de ser feito... Conforto? Só na Glória.
Att.,
Profº Netto, F.A.
muito bom esse tema,que o senhor continuem abençoando este blog.
Vamos fazer um interação ?
vc mim segue e eu sigo seu blog? vc vai gosta dos temas abordados.
Obrigado!
Deus o abençõe nossos blog...
http://gleysonsantana.blogspot.com/
completamente profundo amei parabens
obrigado por ser tão sabio
nem sempre merecemos aboboreiras mas por Ele ser misericordioso nos oferece só para alegrar nosso coração...sei que não estou merecendo mas nesse momento estou necessitando de uma aboboreira na minha vida!!
Obrigada pela mensagem!!
Postar um comentário
Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.