quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

No Monte


Mateus 5.1,2

Ao ver as multidões, o Senhor Jesus subiu a um monte. Isto faz-nos lembrar de Moisés e do povo de Israel. Ao sair do Egito, o povo acampou-se ao pé do monte Sinai. No alto do monte Deus se manifestou e deu os seus mandamentos. Naquela ocasião, somente Moisés podia subir ao monte, enquanto o povo nem sequer podia tocá-lo (Ex 19). Aqui, mais uma vez, vemos Deus na pessoa de Jesus, manifestando-se no alto de um monte para dar suas leis. Porém, desta vez, o povo não ficou ao pé do monte, mas também subiu. Naquela época, Deus havia assustado o povo com a forma com que ele se manifestava: uma nuvem espessa que se revolvia em fogo e sons de trombeta. O povo de Israel sentia-se atemorizado. A situação era como a nossa ao tentarmos nos aproximar de um pássaro. Nós não temos nenhuma intenção de fazer-lhe mal, mas, ele se assusta conosco e com o nosso tamanho e foge. A única forma de não afugentarmos um pássaro seria nos tornando pássaro também; só assim poderíamos estar do meio deles sem assustá-los. O que aconteceu no sermão da montanha foi isso. Era o mesmo Deus que estava ali com eles, porém agora ninguém mais sentia medo, pois, Deus havia se tornado como um deles.
Qual o motivo de Jesus subir a um monte para dar sua constituição? É que, na Bíblia, monte representa reino (Dn 2.35,44). Este sermão foi pregado de um monte para mostrar que ele se referia a coisas do reino.
Vemos também que neste monte havia dois tipos de pessoas: a multidão e os discípulos. O texto no diz que ao sentar-se para ensinar, os discípulos aproximaram-se de Jesus. Estes representam aqueles que irão reinar com Cristo, enquanto que a multidão representa as nações que por eles serão governadas no milênio.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br