quarta-feira, 26 de março de 2008

A Nova Geração e o Caminho da Conquista

Josué 1.1-9

Um dos maiores desafios enfrentados pelos lideres é a própria substituição, mediante o treinamento de outras pessoas para se tornarem competentes. Muitas notáveis realizações são iniciadas por pessoas com grande habilidade, cuja vida ou carreira chegou ao fim antes de sua visão tornar-se realidade. A conclusão do sonho então se torna responsabilidade do sucessor desta pessoa. Um grande teste para a liderança é a disposição e a habilidade para treinar outras pessoas com o propósito de substituir a atual liderança.

Josué havia recebido a promessa de que seria ele quem iria conduzir o povo de Israel na conquista da terra de Canaã. Moisés impos as mãos sobre ele para transferir-lhe a unção (Dt 34.9). Após a morte de Moisés, Deus veio confirmar esta promessa e levanta-lo como novo líder de Israel. Deus geralmente faz assim: primeiro recebemos a promessa, depois, se formos fiéis, Deus vem cumprir esta promessa. Não podemos confundir o receber de uma promessa com a concretização dela, pois, entre a promessa e o momento de seu cumprimento há um bom período de tempo.

Deus veio a Josué ensiná-lo como ser bem sucedido na tarefa que tinha pela frente. Deus deu a ele princípios para ser um líder bem-sucedido:

1. SER UM BOM SERVO - Josué havia sido um bom servo. Geralmente quem serve bem, torna-se um bom líder. É a lei do plantar e colher (Gl 6.7)

2. AVANÇAR PARA AS COISAS QUE ESTÃO ADIANTE (FP 3.13) Quando disse que Moisés estava morto, Deus estava dizendo também que o tempo de Moisés havia acabado e começava o tempo de Josué. Josué não poderia ficar preso ao passado sem cuidar do presente. As lições que ele havia aprendido com Moisés deveriam sempre ser lembradas e colocadas em pratica. Mas, não deveria esquecer que Moisés estava morto e que ele estava vivo. Ele tinha que “tocar para frente”.

3. DISPOSIÇÃO - Deus ordenou-lhe: “levanta-te”. Esta palavra significa “se dispor”. Josué, e nos também, sempre temos que lembrar que é preciso disposição para se fazer a obra de Deus. Não podemos ser preguiçosos. Há muito trabalho pela frente e isso exige disposição.

4. TOMAR POSSE DAS BÊNÇÃOS - Colocar a planta dos pés significa tomar posse. Aqui Deus estava dizendo a Josué que a terra era imensa, mas que eles só iriam ter aquilo que tomassem posse. Hoje também nós possuímos aquilo que tomamos posse. A Biblia diz que Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênçãos (Ef 1.3). Isso quer dizer que tudo o que precisamos está a nossa disposição. Mas, só vamos ter aquilo que tomarmos posse pela fé. A fé é o que nos faz possuir tudo aquilo que Deus já nos deu. Se não tivermos fé, as bênçãos continuarão à nossa disposição, mas não desfrutaremos dela. Então tomemos posse da cura, da prosperidade, da vitória, pois tudo isso e muito mais já nos foi dado.

5. MAIOR É O QUE ESTÁ EM NÓS - (Js.5) – Josué havia percorrido a terra com os outros onze espiões quando foram enviados à terra, trinta e oito anos antes. Ali ele viu os gigantes que tanto assustaram os dez espiões e o povo de Israel. Na época, Josué havia dito ao povo que não tivessem medo deles, pois seriam como pão que poderiam devorar (Nm 14.9). Agora Deus confirma essa palavra a Josué. Os inimigos eram grandes, mas Deus prometeu que ninguém poderia se suster diante de Josué. Hoje, nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue, e sim contra o diabo e seus anjos (Ef 6.12). Esses nossos inimigos são bem piores do que os gigantes que habitavam a terra de Canaã. Eles trabalhavam vinte e quatro horas por dia procurando a quem possa tragar (1 Pd 1.8). Mas, a promessa de Deus a Josué, também é para nós. Ninguém se susterá diante nós!

6.QUEM FAZ É DEUS (Js 1.5) - Moisés foi um dos homens mais usados por Deus na operação de milagres e maravilhas. Josué poderia estar preocupado com a falta que um homem de Deus como Moisés. Josué foi lembrado que era Deus quem fazia as maravilhas, não Moisés, e que assim como Deus esteve com Moisés, também estaria com ele. É interessante notar que Josué foi usado por Deus de uma maneira muito parecida com a forma como Moisés foi usado. Alguns exemplos: a)Deus usou Moisés para abrir o mar vermelho – Deus usou Josué para abrir o rio Jordão; b) Na luta contra Amaleque, Moisés levantou a mão com o cajado até que Israel venceu (Ex 17.11-13) – na luta contra Ai, Josué levantou a mão com sua lança até que Israel venceu (Js 8.26). Josué foi lembrado que era Deus quem fazia as maravilhas, não Moisés, e que assim como Deus esteve com Moisés, também estaria com ele.

7. ESFORÇO E ÂNIMO (Js 1.6) – Três vezes Deus ordenou a Josué estava para liderar um povo um tanto trabalhoso e enfrentar grandes desafios. Era preciso ter muito ânimo. A palavra “amats” que foi aqui traduzida por “ânimo”, significa: “ser forte, alerta, corajoso, bravo, resoluto, audacioso, sólido, duro”. Desânimo significa perder o alvo de vista. Não podemos perder nosso alvo de vista. Devemos ter bom ânimo (Pv 24.10).

8. ANDAR NA PALAVRA (Js 1.7,8) – Josué é alertado de que para ter vitória, deveria meditar na palavra de Deus e cumprir os seus mandamentos. Deus estava lhe mostrando que não adianta ter fé, ser determinado, tomar posse seja do que for sem estar praticando a palavra de Deus. Obediência quebra qualquer maldição e trás a benção de Deus.

9. SER ENVIADO POR DEUS (Js 1.9) – Esta era a certeza de que seriam vencedores. Deus os enviou e estava com eles. Não devemos ir onde Deus não nos mandar, pois Ele só garante a vitória àqueles que forem enviados por Ele.


O Senhor levanta uma nova geração para continuar o trabalho da geração anterior. Esta nova geração é composta de líderes que foram bons servos. Então, serão dispostos, fortes e animados, caminharão na Palavra de Deus e por isso conquistarão esta terra para Deus.

1 comentário

Anônimo disse...

A maior dificuldade de nossas vidas: a hora de sermos substituídos!!
Não é fácil, após tantos anos, décadas, uma vida de entrega a um propósito e, de repente, perecebermos que a "nossa hora" é chegada. A hora de sermos substituídos. A hora de darmos lugar a uma nova geração que se levanta para conquistar o que um dia fora o nosso espaço.
Mas graças a Deus, que nos prepara para isso(desde que aceitemos), e nos faz vermos a necessidade do discipulado, do doutrinamento cristão em prol do Reino de Deus.
Que Ele nos ensine a cada dia a perecebermos quando é chegada a "nossa hora" de ensinarmos a outros o beabá da vida com Deus, e a necessidade de crescermos e ensinarmos outros a obedecermos a voz de Deus, como outrora grandes heróis da fé o fizeram e foram ricamente usados por Deus!!!!
Saudações Reverendo!!!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br