terça-feira, 21 de outubro de 2008

É Doce Mas Mata

Moisés havia casado com uma mulher da Etiópia, e Míriam e Arão começaram a criticá-lo por causa disso - Nm 12.1

É possível que Moisés tenha errado ao casar-se com uma mulher de outra nação. Mas, com certeza Miriã e Arão erraram pela forma como reagiram a este possível erro de Moisés. Eles não exortaram, não aconselharam, não conversaram. Eles simplesmente começaram a falar contra Moisés. Eis um mal que está enraizado na carne do ser humano, o prazer de falar contra os outros principalmente quando eles não estão presentes. O livro de provérbios chega dizer que os mexericos são doces (Pv 18.8). E são tão doces que muitos passam horas e horas falando mal de outros.
Moisés deve ter sabido que seus irmão estavam falando dele, mas nada disse. Isso porque ele provavelmente sabia que estava errado e não era um “cabeça dura”. A teimosia faz com que muitos morram em seus erros. Moisés era humilde, muito humilde.
Diz a Bíblia que Deus ouviu o que Miriã e Arão falavam. Esse deve ser o motivo do nosso temor de falar contra quem quer que seja, saber que Deus está ouvindo tudo. E mais, saber que o dia de prestação de contas chega, como chegou para os irmãos de Moisés.
Miriã ficou leprosa, ou melhor, a lepra que já estava dentro dela veio à tona. Sua lepra era aquele falar que mata, contamina e destrói. O fato de Miriã ficar leprosa mas Arão não, mostra que provavelmente ela foi quem encabeçou aquele falatório. Sempre há alguém que lidera os falatórios.
Moisés mostrou uma grandeza de espírito ao orar pela cura da irmã. Miriã foi curada, mas só volta a ser citada na Bíblia quando se fala de sua morte (Nm 20.1). Arão ainda foi muito usado por Deus depois disso, mas Miriã... sei não. Alguns se arrependem e aprendem de seus erros e se levantam com a graça de Deus, outros não.
Por causa deste problema, a caminhada do povo se atrasou mais sete dias. Falatórios só atrasam nossa caminhada.

1 comentário

Anônimo disse...

Um erro justifica o outro:não.Mas, algumas vezes na vida, nossa resposta acaba virando um sim, por imperícia nossa. Foi o caso!!
Moisés errou, sim, mas seus irmãos...bem, a bíblia nos mostra...
Se o pastor fulano, o bispo ciclano, da igreja x ou da igreja y errou...deixa...o juízo de Deus começa pela casa dEle...e é O Juízo!!!!
Sendo assim, que Ele nos guarde de sermos Arão e Miriã, porque a hora em que o Senhor vier julgar...os primeiros são os filhos(eu e você(s))!!!
Saudações Reverendo!!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br