quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O Cantinho da Maturidade



Por meio disso tudo, o Espírito Santo nos ensina, de modo bem claro, que a entrada para o Lugar Santíssimo ainda não foi aberta enquanto a parte da frente, que é o Lugar Santo, continuar sendo usada. Isso é um símbolo para hoje. Hb 9.8,9


O Tabernáculo foi e é usado por muitos para representar realidades espirituais. O livro de hebreus diz que ele de fato se refere a coisas espirituais. Gosto de compará-lo com o caminhar rumo à maturidade. A primeira parte do Tabernáculo era o pátio onde se encontravam o altar do holocausto e a pia onde os sacerdotes se lavavam. Esta parte representaria o começo de nossa caminhada com Deus; aí encontramos o Cordeiro de Deus morrendo por nós no altar da cruz; em seguida somos lavados na pia do Espírito Santo e da Palavra. O próximo compartimento era o Lugar Santo onde se encontravam a mesa com os pães da proposição, o castiçal de sete lâmpadas e o altar do incenso. O Lugar Santo fala de nosso estágio de juventude espiritual. Neste estágio o cristão se alimenta de Cristo como seu pão diário; ai ele é guiado pelo castiçal do Espírito Santo que o ilumina; ai ele eleva a Deus o incenso de oração e adoração. A maioria dos cristão para nesse estágio. Isso porque ele já parece ser completo.

Mas, existe um estágio a mais, trilhado por poucos. Este é o Santo dos Santos. Este compartimento era o menor do Tabernáculo. Nele não havia um castiçal para iluminá-lo. Para passar para ele era necessário atravessar um véu muito grosso. Nele não havia tantos móveis como no Lugar Santo. Nele só havia um móvel, a arcada aliança. Ele parecia ser o lugar menos interessante do Tabernáculo, mas era seu centro. Este lugar representa a maturidade espiritual.

Para se entrar nele é preciso romper o véu da carne.

Quando se entra neste estágio, aos olhos dos outros parece que regredimos.

Nele, as luzes naturais se apagam. Quem está aí depende da luz da glória de Deus.

É um lugar apertado, de renúncia. Quem entra neste estágio aprende a negar-se a si mesmo.

Quando estava no lugar santo, tudo o que ele tinha estava exposto. Aqui, seus tesouros estão dentro dele, não é qualquer um que vê; só outro que é espiritual consegue distingui-lo.

Dentro dele estão as tábuas da lei de Deus que expressam o caráter santo de Deus e guiam sua vida; dentro dele está o cajado ressurreto da autoridade espiritual; dentro dele está o Maná vivo que desceu do céu.

Neste lugar o que interessa é a presença manifesta de Deus.

Em que estágio nós estamos? O Desejo de Deus é que prossigamos para o pequeno cantinho da maturidade. O cantinho dos poucos que avançam.



1 comentário

Anônimo disse...

A cada passo de nossas vidas, damos um passo em direção ao Santíssimo(ao menos, deveria ser assim!!). Alguns, não demoram muitos anos para fazer esse caminho, enquanto que outros, vão para a glória e nunca chegam lá...misericórdia!!
Caminhemos, pois, a cada dia/ano de nossa caminhada cristã em direção ao Santíssimo, ainda que nele não haja tanta visibilidade quanto no átrio ou no santo lugar!!!!
Saudações Reverendo!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br