segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Que Ódio!!!

Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não mate. Quem matar será julgado." Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.
Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você,deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.
Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda. - Mt 5.21-26


O ódio é a raiz do homicídio. Jesus estava mostrando que é com a raiz que devemos tratar, antes que esta raiz brote e de à luz os frutos do pecado. O ódio tem o poder de fazer com que a pessoa fique sem paz e transforma seu comportamento. Quantas mulheres sofrem os maus-tratos de um marido que na verdade está com ódio do patrão. Quantos filhos sofrem com os maus-tratos da mãe que na verdade está com o coração cheio de ódio do marido. O ódio traz mau humor e amargura.
Todos os dias estamos sujeitos a sermos feridos através de palavras, comportamentos e atitudes daqueles que nos cercam. Nosso coração tem que estar constantemente protegido pelo escudo da fé, da compreensão e do amor para que as setas do ódio não nos atinja. E se alguma seta já nos atingiu e deixou suas seqüelas, temos um Médico que sara todas as feridas.
Jesus não somente nos ensina a termos um coração livre do ódio, como também nos ensinou a não provocarmos ódio no coração dos outros. Temos que vigiar nossas ações e palavras para não sermos o motivo de noites em claro para outros. Se eu tenho que provocar algo em outra pessoa, que seja algo bom e edificante. É melhor saber que eu levantei alguém que estava caído, do que que derrubei alguém com minhas palavras ou atitudes.
E o pior é que alguém com raiva não vai parar por ai. Uma pessoa com raiva é perigosa. Tanto ela pode nos prejudicar diretamente como, na melhor das hipóteses, ela pode nos entregar ao Juiz. O justo Juiz fará com que paguemos uma pesada multa por tirarmos a paz do coração de alguem. Ele pode nos entregar ao carcereiro (atormentador), e ainda nos lançar à prisão, onde ficaremos presos. Quem gosta de ter a vida presa?
Portanto, vigiemos para não sermos envenenados pelo ódio e para que não venhamos a ser o agente provocador do ódio em outros. Fomos chamados à paz.

1 comentário

Anônimo disse...

Temos que vigiar constantemente, para que não venhamos a ser tomados por esse sentimento horrível em nosso coração. Afinal, se odiamos uma pessoa, como podemos buscar pelo amor de Deus? Isso é uma incoerência!!!
Que tenhamos, pois, um coração quebrantado e livre desse sentimento que tão mal nos faz, pois ledo engano, pensar que estamos fazendo bem a nós mesmos...muito ao contrário!!!!
Saudações Reverendo!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br