segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Oito ou Oitenta


Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor – Filipenses 4.5

A Bíblia nos ordena sermos moderados em tudo. A falta de moderação leva ao extremismo e, tudo que é levado ao extremo se torna prejudicial. Até remédio, se tomado em excesso, pode matar.
A falta de moderação pode atingir desde nossas crenças até nossas virtudes. Pegue a verdade bíblica mais importante e leve-a ao extremo e você terá uma provável heresia. Veja, por exemplo, o antigo debate sobre livre-arbítrio versus predestinação. A Bíblia tanto ensina sobre a soberania de Deus como sobre a responsabilidade do homem. Mas quando se leva algum destes pontos ao extremo, a própria história da salvação fica um tanto estranha, ou mostrando um Deus que decide salvar somente alguns ou mostrando uma salvação frágil que depende dos esforços humanos.
Em relação às virtudes humanas, até elas podem ser deturpadas pelo extremismo. Tomemos como exemplo algumas virtudes elogiáveis:
Fé - Sem ela é impossível agradar a Deus. Ela deve crescer cada vez mais para que experimentemos o sobrenatural de Deus. Mas até a fé pode ser deturpada e pode virar ingenuidade ou presunção. Se formos do tipo que acreditamos em qualquer coisa sem o mínimo senso crítico, nos tornamos ingênuos. Se acharmos que por termos fé podemos mandar em Deus, nos tornamos presunçosos.
Organização - Como é bom sermos organizados. Deus é organizado. Bagunça e caos não agradam a Deus. Mas um lar que tem um pai com excesso de organização, se torna um campo de concentração, onde se torna difícil até respirar.
Sinceridade - Que virtude maravilhosa! Sentimos-nos seguros diante de uma pessoa sincera, pois sabemos que ela não diz uma coisa e pensa outra. Mas, quando a sinceridade chega ao ponto de machucarmos as pessoas e de dizermos o que pensamos sobre assuntos que não nos dizem respeito e quando não somos chamados a opinarmos, isso se torna estupidez e grosseria.
Sabendo de nossa natureza extremista, tipo 8 ou 80, muitas vezes Deus manda seus tratamentos para nos moderar. Esses tratamentos são dolorosos, pois a maioria de nós nem percebe esses excessos. Mas, quanto mais formos maleáveis, menos sofreremos nos tratamentos de Deus.

1 comentário

Anônimo disse...

Muitas vezes, somo sim, inclinados a termos posições extremistas, seja pelas circunstâncias em redor, seja por nosso próprio interese...o problema começa aí...
Se conseguirmos moderação em tudo, seremos pessoas bem mais felizes, penso eu, portanto, esforcemo-nos para ter essa moderação em tudo!!
Saudações Reverendo!!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br