domingo, 28 de dezembro de 2008

Não por força nem por violência

Deus_Existe

Mas aquele que estava maltratando o outro empurrou Moisés para um lado e disse: Quem pôs você como nosso chefe ou nosso juiz? – At 7.27

Moisés viu um egípcio maltratando um hebreu e foi socorrê-lo. Moisés matou o egípcio. Deus tinha o propósito de fazer de Moisés o libertador do povo de Israel, mas isso deveria acontecer do jeito de Deus e no tempo de Deus. Querendo ser um libertador do seu jeito e no seu tempo, primeiramente Moisés teve problemas com o próprio povo. "Quem te colocou como juiz sobre nós" disse um deles a Moisés. Sim, o Moisés que queria ser o libertador do povo foi por ele rejeitado. E depois disso, ele teve que fugir, pois teve problemas com o governo que queria matá-lo. Assim acontece quando queremos ajudar, mas não sabemos aguardar o tempo e os métodos de Deus. Assim é quando vemos certas situações em nossa volta e queremos consertá-las "na marra". Quando agimos assim somos mal compreendidos até mesmo por aqueles a quem queremos ajudar e não consertamos nada. Quando agimos assim corremos o risco de nos tornarmos aquilo contra o que estamos lutando. Diz a Bíblia que Deus ouviu o gemido do povo e que viu seu sofrimento (Ex 3.7). Deus vê todas as coisas e com certeza irá tratar com cada uma delas. Na maioria das vezes ele usará pessoas para mudar as situações, mas tudo do seu jeito e no seu tempo.

É claro que isso não é um convite à passividade, mas sim um convite para se confiar em Deus. Devemos nos colocar à disposição de Deus para que ele nos use naquilo que Ele quiser, mas sem precipitações e tudo na força e no amor de Deus.

Moisés era poderoso em palavras e obras e por isso achou que conseguiria libertar o povo da escravidão. Mas, tivesse ele conseguido e seria levantado um monumento a ele. Deus não dá Sua glória a ninguém!

Moisés teve que sair do palácio e fugir para Midiã onde trocou o cetro de ouro pelo cajado de pastor. O homem que matou um egípcio se tornou o mais manso da terra (Nm 12.3). O homem que se julgava capaz de libertar o povo da escravidão teve que chegar ao ponto de não se julgar capaz nem de falar com faraó. Ele estava quebrantado! Agora sim Deus poderia usá-lo para por as coisas em ordem.

3 comentários

Anônimo disse...

No momento em que decidirmos dar uma "mãozinha" pra Deus, corta-se a orelha de Malco, nasce Ismael e recebe-se riquezas de faraó...nada disso vale a pena.
Quando obedecemos a Deus...nasce Isaque, a pedra é removida da sepultura sem mão de homem, soldados dormem e escapa-se ileso...eis a diferença de situação!!!
Obedeçamos a Deus e não O ajudemos...Ele é Todo Poderoso e não precisa de nós, ao contrário, nós é que precisamos dEle!!!
Saudações Reverendo!!!

Marcio Augusto disse...

Verdade. Quem sou eu? para dar uma "mãozinha" para Deus, sou eu que preciso de sua graça e misericordia e como é bom depender do nosso Deus ele nunca nos desaponta.

Pr Vera disse...

Não podemos nos esquecer que além de Deus não presizar de mãozinha alguma ele continua no absoluto controle de tudo, então não vamos colocar o carro na frente dos bois, a fim de que não venhamos a atrapalhar a Deus pensando que estamos ajudando.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br