quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O Valor da Sabedoria

Solomon_by_Dore


Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. - Tg 1.5


Ao subir ao trono, Salomão ainda era jovem. Ele estaria sucedendo seu pai Davi, que foi um grande rei em Israel. Ele sabia que a tarefa de conduzir o povo não seria fácil e que substituir um homem como Davi era mais difícil ainda. Mas ele não estava subindo ao trono por iniciativa própria. Foi Deus quem falou a Davi que Salomão seria seu sucessor (1 Cr 28.5,6). Isso já era algo importante para seu sucesso. O Deus que nos coloca numa posição também nos auxilia nela e nos capacita.


Deus apareceu a Salomão em sonhos e lhe disse que ele poderia pedir o que quisesse (1 Re 3.5). Que palavra hein! Uma palavra como esta Deus fala com aqueles que estão preparados, pois, alguns ouviriam algo assim e pensariam que Deus é como o gênio da lâmpada. Salomão entendeu que aquela era uma oportunidade que ele não poderia perder. E o que foi que ele pediu? Sabedoria.


Salomão não queria ser lembrado como um rei tolo. Ele sabia que a tolice faz com que o homem fale quando deve se calar e se calar quando deve falar. A tolice faz com que o homem se comporte como criança e através desta infantilidade prejudica os outros. A tolice faz com que o homem viva repetindo os mesmos erros. A tolice faz com que a pessoa sempre veja somente um lado das questões da vida sem conseguir enxergar o todo.


Salomão pediu sabedoria, pois queria se portar prudentemente como rei. Deus lhe deu o que ele pediu e se agradou muito de seu pedido. Nós também agradaremos a Deus se pedirmos sabedoria a Ele. Se pedirmos Ele nos dará.


Mas como Deus dá essa sabedoria?


Ele faz isso principalmente de três formas:


1) Através de aprendermos das experiências que passamos. A pessoa sedenta de sabedoria em tudo que passa aprende uma lição.


2) Através de ouvir o conselho dos sábios. Deus coloca pessoas sábias em nosso caminho a fim de nos orientarem. Feliz é aquele que reconhece os mentores que Deus lhe prepara.


3) Através de uma ação direta do Espírito Santo em nossas vidas que nos transmite uma porção da sabedoria de Deus a nós.


Diz a Bíblia que o povo de Israel sentiu um grande respeito por Salomão após presenciar um ato de sabedoria seu (1 Re 8.28). Não é a posição ou a imponência que nos trazem respeito, e sim a sabedoria. Foi Salomão quem disse que para ser sábio é preciso primeiro pagar seu preço (Pv 4.7). Então paguemos o preço que for preciso para sermos sábios.

2 comentários

Anônimo disse...

Com sabedoria, conseguimos vitória em muitas áreas de nossa vida, e também, nos safamos de muitas situações embaraçosas...ela é muito importante!!
Mas, se percebermos que devemos "melhorar", devemos sim, clamar a Deus, pois, se Ele concedeu a Salomão, nos dará também, afinal, Ele é a fonte dela!!!

Marcio Augusto disse...

É Thiagão, vamos buscar essa sabedoria direto da fonte. É interessante que Salomão atráves de sua sabedoria conquistou muitas outras bençãos, então vamos buscar o principal e Deus nos completara com o resto que precisamos.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br