sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Seca-se a erva e caem as flores

deadflower

Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente. – Is 40.6-8

Deus compara a trajetória do homem com a erva do campo e suas flores. O homem vai crescendo devagar e sempre. Mas o fato de o homem ser comparado com uma erva lembra sua fragilidade e o lado efêmero de tudo o que diz respeito à vida. As ervas devem nos fazer lembrar que tudo passa.

Mas os homens vivem sem lembrarem desta lição da erva. Eles vivem como se as coisas que experimentam e as fases que vivem fossem durar para sempre. Mas... tudo passa.

As flores lembram a glória humana. Está ai uma coisa a qual o ser humano busca e se agarra. O ser humano busca ser reconhecido, aclamado, procurado, elogiado. E existem certas fases nas quais ele experimenta estas coisas. Nesta fase ele se sente como se estivesse no topo de uma montanha, num pedestal de onde nunca mais ele sairá. Fase perigosa é esta!

Nesta fase o homem se sente melhor do que os outros, se sente dono de revelações às quais ninguém mais teve e nem terá, se sente possuidor de uma visão única, se sente numa intimidade com Deus que daria inveja em Abraão. Fase perigosa é esta!

Nesta fase o homem lê a Bíblia com um óculos colorido que faz com que ela adquira sua cor. Com estes óculos coloridos, ele vê na Bíblia cumprimentos de palavras dirigidas a Israel ou até mesmo ao Senhor Jesus, cumpridas em sua vida. Ele se vê como cabeça e não cauda. Ele se vê como aquele que possuirá as nações. Ele se vê como aquele que vai abrir os sete selos do livro selado. Ele é o último profeta Deus. Ele não consegue ver que aplicar a palavra de Deus a si e interpretá-la para si são coisas diferentes.

Nesta hora, vem Deus e sobra seu hálito sobre o homem e suas flores de glória humana secam e caem. Sim, é Deus e não o diabo quem faz isso. Quando Deus faz isso o homem é humilhado e quebrado. Nesta hora ele não sabe onde enfiar a cara. É muita vergonha! Mas é Deus quem está fazendo isso.

Feliz é o homem a quem Deus resolve soprar sobre ele e secar sua glória. Isso mostra que Deus não quer ver ele se perdendo nem caindo na condenação do diabo. Isso é Deus tratando com o homem como um Pai. Nabucodonosor, em seu momento de maior glória, foi tirado dentre os homens e foi comer capim com os bois (Dn 4). Após ficar sete anos assim, ele se levantou e declarou que o altíssimo reina. É a esse ponto que Deus quer que o homem chegue. Deus quer que o homem reconheça que Ele é quem é Deus e que dá ao homem o que quer e que tira quando quer.

Muitos nomes que já brilharam no meio do povo de Deus hoje se encontram apagados. Mas foi só a glória humana quem se apagou da vida deles. Muitos destes experimentam hoje a verdadeira intimidade com Deus. Muitos destes experimentam hoje verdadeiras visões celestiais. Muitos destes hoje experimentam em suas vidas o conhecimento de Deus a quem eles conheciam somente de ouvir falar. Hoje sim, eles se encontram numa montanha de proximidade com Deus. As flores secaram e caíram, mas a palavra de Deus neles permaneceu. O ibope deles caiu, mas sua vida com Deus subiu. Para Deus é isso que conta.

5 comentários

Marcio Augusto disse...

é verdade muitas vezes nos sentimos muito importantes, porém não fizemos nada, que o SENHOR no ensine a caminhar.

Wagner Azevedo disse...

Oi Pr Edmilson:Este texto,foi de grande aprendizado pra min,pois sou prof. da EBD.
E estarei aplicando-o no proximo domingo,na aula sobre,MATURIDADE CRISTÃ.
Grato e Deus o abençoe.
Wagner Azevedo.

Anônimo disse...

Obrigado por esta explanação edificante, que o homem faça uma auto reflexão, e que reconheça a soberania do nosso Deus vivo.

Unknown disse...

Edificante.

Anônimo disse...

Ótima reflexão!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br