quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Esdras ou Neemias?

chorando nervoso_brigando_com_filho

Quando ouvi isso, rasguei as minhas roupas em sinal de tristeza, arranquei os meus cabelos e a barba e me sentei, muito desgostoso. – Ed 9.3

Eu repreendi aqueles homens e os amaldiçoei; bati neles e arranquei os seus cabelos. E exigi em nome de Deus que fizessem a promessa de que nunca mais nem eles nem os seus filhos casariam com estrangeiras. – Ne 13.25

É interessante notar a diversidade do tratamento de Deus para corrigir certas situações. Após voltar dos setenta anos de cativeiro, o povo de Israel havia se misturado com os costumes dos povos no meio de quem eles haviam passado aquele tempo todo. Eles estavam em perigo de perderem sua identidade. Para ajudá-los, Deus levantou dois homens para edificar duas coisas que lhes lembraria de sua peculiaridade no meio das nações. Esdras foi levantado por Deus para ajudá-los a reconstruir o templo e Neemias para reconstruir as muralhas. Reconstruir o templo fala da restauração da comunhão com Deus. Reconstruir as muralhas fala da restauração do pensamento, dos princípios e da santificação.

Mas veja como estes dois homens foram usados de formas tão diferentes:

Quando Esdras soube da falta de propósito entre o povo de Israel ao se misturar com o povo de outras nações pelo casamento, rasgou suas vestes, arrancou os cabelos, se sentou desgostoso e fez uma oração de arrependimento pelo povo. O povo quando viu aquilo se juntou a ele naquela oração de confissão. Depois disso, o povo tomou decisões importantes para corrigir sua situação diante de Deus. O quebrantamento de Esdras influenciou o povo e eles decidiram mudar.

Já Neemias, quando soube da indefinição do povo, chamou alguns representantes deles e os repreendeu, bateu e arrancou-lhes os cabelos. Que reação tão diferente da de Esdras. Mas qual foi o resultado? Ficaram com raiva dele? Não! Os que haviam se contaminado resolveram corrigir sua situação e o fizeram.

Mas como reações tão diferentes podem trazer resultados tão frutíferos como estes? Eu acredito que o segredo está na reação dirigida por Deus para cada situação. Esdras e Neemias eram responsáveis pelo povo. Como responsáveis por pessoas, e quando vemos coisas fora do lugar, muitas vezes Deus vai nos levar a agir como Esdras. Iremos colocar a cara no chão e clamaremos a Deus e Ele tocará o coração das pessoas que estão sob nossos cuidados. Outras vezes, Deus nos levará a agir como Neemias. Seremos levados a falar e agir de uma forma dura, mas cheia de amor. Sim, eu acredito que no amor existe o repreender, bater e até puxar os cabelos.

Devemos estar abertos àquilo que o momento exigir e que Deus estiver nos dirigindo a fazer. Nem toda hora é hora de sentar-se no chão e chorar diante de Deus. Nem toda hora é hora de repreender. Jesus foi o maior exemplo disso. Em alguns momentos Ele chorou, em outros ele pegou o chicote.

É a sabedoria de Deus quem nos guiará no trato com as pessoas de nosso convívio.

2 comentários

Anônimo disse...

Pra cada doença, há um remédio diferente...esses episódios demonstram isso...com alguns, choro e prostração ante o Senhor. Já com outros, energia física...
Devemos sim, estar atentos ao Espírito de Deus e, saber que se estamos sob Seu controle, iremos tomar as atitudes mais sábias e que glorificarão a Deus!!!
Mas...se tiver que brigar pela causa de Cristo...não hesite. Há momentos em que o céu, a terra e o inferno esperam que você tome uma atitude...não há espaço para a omissão nessa hora!!!
Saudações Reverendo!!!

Marcio Augusto disse...

DEUS sabe a medida certa para cada situação. Como está escrito "há um momento certo para todas as coisas".Que o Senhor nos guie. Paz Pastor...

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br