terça-feira, 3 de março de 2009

Amigo é coisa pra se guardar

friendship

Venha me ver logo que puder. Pois Demas se apaixonou por este mundo, me abandonou e foi para a cidade de Tessalônica. Crescente foi para a província da Galácia, e Tito, para a região da Dalmácia. Somente Lucas está aqui comigo. Procure Marcos e traga-o com você porque ele pode me ajudar no trabalho. Eu mandei Tíquico para a cidade de Éfeso. Saudações a Priscila e ao seu marido Áquila e também à família de Onesíforo. Erasto ficou na cidade de Corinto, e eu deixei Trófimo na cidade de Mileto porque ele estava doente – 2 Tm 4.9-12,19, 20

Ao ler estas palavras do Apóstolo Paulo, me vêm a mente certas considerações sobre algo tão valioso para nossas vidas que são as nossas amizades.

Paulo sita o nome de pessoas que o acompanharam em diversos momentos de sua vida e que foram amigos chegados dele. Mas, lá estava Paulo numa prisão, acompanhado somente de Lucas e com poucos meses de vida pela frente. Onde estava Demas, que ele fala em outras epístolas. Onde estavam Tito, Crescente, Tíquico, Trófimo e outros. Demas o havia abandonado e, pior, havia abandonado a Deus também. Os outros, cada um foi para um lado pelos mais diversos motivos.

Isso nos faz ver que devemos aproveitar ao máximo as amizades que Deus nos dá, pois, muitas delas são dadas por algum tempo. E não é que não eram amizades verdadeiras. É que eram amizades para um determinado tempo de nossas vidas. Depois as circunstâncias nos separam e o que ficam são as lembranças, as boas lembranças. Alguns são como Demas, que não são exatamente quem nós pensávamos e que acabam nos traindo e virando as costas para nós. Mas, graças a Deus que outros são como Lucas, que estarão conosco até o fim. Existem alguns que são como Marcos, que num determinado momento da vida nós nos desentendemos, mas que num outro momento se tornam amigos chegados. Existem aqueles que amamos e que fazem parte de nosso círculo íntimo, mas que, por causa de uma mudança de endereço ou de trabalho, acabam perdendo o contato conosco.

Não devemos ter medo de ter amizades pensando da dor que sentimos na separação ou quando nos decepcionamos. Só devemos ver as amizades pelo prisma correto. Algumas são para a vida toda (poucas), outras são temporárias, outras decepcionantes. Mas vale a pena termos amigos.

Termino com as palavras de Fernando Pessoa, numa bela reflexão sobre amizade:

Um dia a maioria de nós irá separar-se.

Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas

que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos

que partilhamos.

Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana,

dos finais de ano,

enfim… do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.

Hoje não tenho mais tanta certeza disso.

Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum

desentendimento, segue a sua vida.

Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe…nas cartas que trocaremos.

Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices…

Aí, os dias vão passar, meses…anos… até este contacto se tornar cada vez mais raro.

Vamo-nos perder no tempo….

Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:

- “Quem são aquelas pessoas?”

Diremos…que eram nossos amigos e…… isso vai doer tanto!

“Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!”

A saudade vai apertar bem dentro do peito.

Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente……

Quando o nosso grupo estiver incompleto…

reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo.

E, entre lágrima abraçar-nos-emos.

Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.

Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.

E perder-nos-emos no tempo…..

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e

que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades….

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos

os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”

4 comentários

Anônimo disse...

É só de ler as palavras dessa reflexão e imaginar como poderá ser, já dá mesmo um frio na barriga. Que bom que Paulo teve Lucas no final de seus dias. Desculpe por ter faltado qd o senhor mais precisou, mas... melhor ficar quieto. Tamos aíííí! paz!

Anônimo disse...

Bom, eu posso dizer que ja senti essa "dor" e sei que, infelizmente não foi a ultima vez, mas agradeço a Deus pelas amizades que tenho e dentre elas posso dizer que existem Demas, Marcos e graças a Deus tambem tem Lucas...

Anônimo disse...

De fato, certos amigos são para toda a vida, seja nos bons momentos ou nos maus...e são poucos os que acompanham toda a nossa trajetória...mas, mais importante, é saber que podemos contar com os de longo tempo e também os de curto, que sã oa maioria, mas que são tão úteis quanto àqueles!!!
Saudações Reverendo!!!

Marcio Augusto disse...

Devemos aprender a cultivar nossas amizadades pois são uma dádiva de DEUS para nossas vidas, ainda que muitas delas sejam temporárias mesmo assim devemos fazer o melhor para com esses amigos enquanto podemos, e que o amor sempre esteja nos nossos corações pois esse amor não passa é eterno. "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor." 1Co 13.13. Paz Pastor...

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br