terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O lugar do sal

sal

Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. – Mt 5.13-16

Jesus falou do poder de influência do seu povo quando estes se encontram na situação desejada por Ele. O Desejo de Deus é que seu povo seja o sal que dá sabor e preserva a humanidade, isto é, através do Seu povo, Deus quer influenciar a humanidade e transformar a mundo.

Se num determinado pais, como é o caso do Brasil, as igrejas crescem e cresce o número dos que se dizem de Deus, é de se esperar que vá diminuindo a corrupção da sociedade e que os preceitos justos de Deus vão aparecendo nos diversos setores dela. É de se esperar que a presença do povo de Deus numa empresa faça com que os preceitos de Deus vão se manifestando ali. A presença do povo de Deus deveria ser algo que refreasse a rota do pecado através do despertar das consciências. A influencia do povo de Deus deveria ser sentida nos filmes, nas novelas, nos livros, na música, nas artes. A influência do povo de Deus deveria aparecer na entrega do Oscar. A influência do povo de Deus deveria ser sentida na constituição do país. O sal é algo que se dissolve e desaparece, mas que pode ser percebido no sabor. Mas quando o sal só pode ser encontrado no saleiro, ele está perdendo o seu propósito. O lugar do sal é nos alimentos para dar-lhes sabor.

Quando a igreja só consegue exercer influência dentro das paredes de um templo e no meio dos seus...

Quando a igreja só produz músicas que somente os da igreja conseguem ouvir (e olha lá!)...

Quando a igreja produz filmes que somente os da igreja assistem...

Quando a igreja escreve livros somente para os seus...

Tudo isso é sinal de perda de sabor.

Um exemplo de influência é o movimento da Nova Era. Eles não tem templos, se comunicam através de seus seminários e sites, mas, em todo lugar se vê a presença de pensamentos da Nova Era. Dificilmente se assiste um filme sem dar de cara com seus conceitos. Os encontros de motivação para empresas está impregnado deles. Infelizmente, até nos púlpitos se passa conceitos deles disfarçados de ensinos bíblicos profundos. Isso é influência. Eles são quase invisíveis, mas seu sabor está em toda parte. Que pena! Esse é o papel da igreja. Mas, quem não influencia é influenciado.

Crescimento do número de crentes sem influência sobre uma nação, não é crescimento, e sim, inchaço. Conversão, sem influência, é adesão.

Jesus disse que quando o sal perde o sabor, não serve para mais nada. Que Deus nos ajude.

1 comentário

Marcio Augusto disse...

É que Deus nos ajude a influenciar o que nos rodeiam, cada servo do Senhor tem o seu papel nesta sociedade, vamos agir e assim conseguir mudanças ao nosso redor. Paz Pastor...

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br