quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Os que sentarão à mesa no Reino

jesus_centurion

Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam:-Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó. Mas as pessoas que deviam estar no Reino serão jogadas fora, na escuridão. Ali vão chorar e ranger os dentes de desespero - Mt 8.10-12.

Deus quer encontrar fé no meio do seu povo, pois sem fé é impossível agradá-lo. Mas acontece que, muitas vezes, o tipo de fé que Deus quer encontrar no seu povo Ele acaba encontrando em pessoas que não fazem parte da instituição.

A fé do centurião fez com que Jesus ficasse admirado. E como era essa fé? Vejamos:

  • O centurião foi buscar a Jesus em favor de um empregado. Aquele homem via seu empregado de uma forma incomum para a época. Num tempo em que se via os empregados como algo menos do que seres humanos, este homem via em seu empregado uma pessoa que merecia seu esforço para ajudá-lo. A fé em Deus produz mudança em nossa maneira de ver as pessoas. A fé verdadeira nos faz ver as pessoas como Deus as vê.
  • Quando Jesus se prontificou a ir curar o empregado, o centurião se achou indigno de receber Jesus em sua casa. Ele via em Jesus muito mais que um carpinteiro. A fé verdadeira faz com enxerguemos realidades espirituais que os olhos naturais não podem ver.
  • O centurião se sentiu indigno diante de Jesus. A imitação da fé faz com que a pessoa pense que tem direitos a serem exigidos de Deus. A fé verdadeira faz com que a pessoa saiba que tudo o que Deus faz é por Sua graça, que é favor imerecido. Se eu tenho direito, já não é mais graça.
  • O centurião reconhecia a autoridade de Jesus. Ele sabia o que era ter poder nas palavras, o que era ter peso nas palavras. Se ele, sendo centurião poderia dar ordens aos seus soldados e vê-las cumpridas, e dentro de sua área, suas palavras tinham efeito, muito mais efeito tinham as palavras de Alguém cuja área de autoridade era toda a criação. Estava ali Aquele que com Suas palavras havia colocado os planetas em suas órbitas. Ele sabia que bastaria uma palavra Deste para que seu empregado fosse curado.

Era este tipo de fé que Jesus queria encontrar em Israel, mas não achou. É este tipo de fé que Jesus quer encontrar na igreja. Onde Deus achar este tipo de fé, seja no oriente ou no ocidente, Ele fará com os possuidores dela sentem-se à mesa com Abraão, Isaque e Jacó. Se Ele não achar esta fé, ainda que a pessoa se considere filho do reino, será lançada nas trevas exteriores, onde vai chorar e ranger os dentes.

Esta mesma fé é dada por Deus para aqueles que têm sede. Quem não a tem é por que já se sente saciado e acha que já tem tudo o que precisa. Foram os que se achavam detentores de tudo o que diz respeito a Deus quem rejeitaram Jesus. No meio deles Jesus não achou a fé que o deixaria admirado

1 comentário

Marcio Augusto disse...

Que Deus acrescente fé aos nossos corações, é impressionante ver uma pessoa que "não faz parte" do povo de Deus ter uma fé tão grande: Pois é, o Senhor quer revelar muitos talentos ao qual um dia serão usados em prol do seu Reino. Abraço Pastor...

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br