quarta-feira, 25 de março de 2009

A Sombra

image

Jung falou de aspectos de nossas personalidades e temperamentos que muitas vezes são inconscientes. Ele chama estes aspectos de “sombra”.

Existem certas coisas a nosso respeito que não sabemos e que se tornam evidentes pelas circunstâncias pelas quais passamos. Essas circunstâncias são como luzes que tornam evidentes a nossa sombra.

Veja, por exemplo, o caso de Davi com Bate-Seba. Eu acredito que Davi não se julgava capaz de adulterar, nem de matar e nem de mentir. Ele nem imaginava que poderia fazer tudo isso e, pior, com um amigo e soldado leal e valente. Mas ele fez tudo isso. Davi descobriu sua sombra.

Quando Pedro disse a Jesus que seria incapaz de negá-lo, não acredito que ele estava com demagogia. Ele achava que tinha a coragem e a força suficientes para ir com Jesus até a prisão e morte. Mas, o que ele fez. Sabemos o que ele fez. No meio daquelas circunstâncias ele descobriu sua sombra de covardia e fraqueza.

Quando estamos sentados em nossa sala, com nossa família, num ambiente calmo e tranqüilo, acreditamos que somos pessoas controladas e mansas. Mas, quando no trânsito, somos fechados por outro carro e o motorista deste carro ainda nos xinga e faz gestos obscenos, damos de cara com a verdade de que, se tivéssemos uma arma em mão, seríamos capazes sabe Deus de que.

Deus envia provas e situações as mais diversas, não para nos conhecer, pois, Ele já nos conhece. O que Deus quer é que nós nos conheçamos. É isso ai! Precisamos nos conhecer melhor. Quanto antes encararmos nossa sombra, mais cedo poderemos tratar com ela.

É fácil dizermos que somos humildes. Mas quando somos afrontados, a sombra da arrogância se manifesta.

É fácil falarmos contra a inveja. Mas, quando vemos o bem na vida de outra pessoa, algo nos incomoda por dentro.

É fácil nos indignarmos com as barbaridades que pessoas fazem. Mas se não tomarmos cuidado, faremos pior.

No escuro, nossa sombra não aparece, pois tudo ali é sombra. Mas quando a luz brilha, lá está ela, bem atrás de nós. E que susto tomamos quando encaramos nossa sombra! É por isso que muitos preferem andar na escuridão, para não se assustarem com sua sombra.

Quando deu de cara com sua sombra, Paulo gritou: “miserável homem que sou”(Rm 7.24).

Negar a sombra, não nos ajudará em nada, temos é que identificá-la e deixar Deus tratar com ela, pois, é assim que somos transformados.

2 comentários

Thiago disse...

Só Deus sabe realmente quem somos...e algumas vezes, Ele permite que nós nos vejamos como somos de fato, aí descobrimos, como diz no Apocalipse, que somos miseráveis, pobres, cegos e nus...toalmente o oposto daquilo que pensamos, afinal, somos filhos do Rei...mas, os filhos do Rei, se não tiverem a misericórdia, a justiça e a graça do Próprio...são exatamente isso!!!
Mas, sempre que vemos nossa sombra, também vemos em que áreas precisamos melhorar nossas vidas...é só Deus que pode nos revelar isso e nos ajudar a mudar nossa história. Glória a Deus!!!
Saudações Reverendo!!!

Marcio Augusto disse...

Devemos encarar nossa sombra para poder tratar com ela é mais fácil deixar a luz apagada porém DEUS nos chamou para luz "nínguem acende uma lâmpada e a deixa debaixo da cama ao contrário deixa em um lugar que possa iluminar a casa toda" vamos então tratar de nossas fraquezas para que a luz do Senhor continue a brilhar.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br