sábado, 4 de abril de 2009

Manipuladora

Então Jezabel disse a Acabe, o seu marido: —Afinal de contas, você é o rei ou não é? Levante-se, anime-se e coma! Eu darei a você a plantação de uvas de Nabote, o homem de Jezreel! – 1 Re 17.21

Nunca houve um rei tão ruim como o rei Acabe, que se vendeu para fazer o mal (1 Re 16.30). Mas, lendo sua história no livro de 1 Reis, fico pensando que não era para ele ser tão ruim assim. Nós vemo-lo tratando com Nabote, um homem que tinha uma vinha ao lado do palácio de Acabe. Acabe queria comprar a vinha pela boa posição em esta se encontrava e foi negociar com Nabote. Ele não chegou impondo sua autoridade de rei, exigindo que Nabote saísse da terra, não. Ele chegou gentilmente negociando, oferecendo o dinheiro que Nabote pedisse, ou outra propriedade, mas Nabote recusou. É na recusa de Nabote que vemos onde estava o problema de Acabe. Ele foi para casa e ficou deitado e emburrado (bela atitude para um rei), até que Jezabel, sua esposa veio até ele perguntar-lhe o que aconteceu. Acabe foi chorar no ombro da esposa. Homem fraco! Onde existe alguém fraco pode acreditar que ali se manifestará alguém com espírito manipulador. E era justamente isso que Jezabel era, uma pessoa com espírito manipulador. A maldade não estava em Acabe diretamente, ela vinha de Jezabel.

Como Jezabel resolveu o problema? Primeiramente usando a autoridade do marido, ela assumiu as rédeas. Pessoas manipuladoras gostam de farejar onde existe fraqueza e assumem o controle. Depois de assumir o controle, Jezabel escreveu cartas e enviou à algumas autoridades de Israel para que estas inventassem mentiras a respeito de Nabote para que ele fosse morto. Um manipulador geralmente usa a mentira para que possa controlar as outras pessoas. Elas na verdade se tornam mestres na mentira a ponto de mentirem olhando nos olhos e derramando lágrimas. Quem está de fora, geralmente vê as mentiras de Jezabel, mas quem está envolvido, acredita nela e faz papel de bobo.

Por causa das mentiras de Jezabel, Nabote foi morto. As mentiras das Jezabeis levam pessoas à morte, mas elas nem ligam. Elas são maquiavélicas e para elas, os fins justificam os meios.

Quantas pessoas que nós conhecemos, mudaram radicalmente após começarem a namorar! Quantas pessoas se isolaram de todos após se casarem! Há filhos que a muito tempo não conversam os pais, porque Jezabel os convenceu que seus pais são isso ou aquilo ou que não gostam deles ou dela! Quantos maridos mudaram depois que conheceram uma Jezabelzinha no serviço! A Jezabel do serviço lhe convenceu que ele é bonito, maravilhoso e que sua mulher é que não o compreende. Estes não conseguem ver que estão sendo manipulados.

Jezabel manipula através de conversa, ela tem conversa boa.

Jezabel manipula através de chantagem emocional.

Jezabel manipula através de “doenças”.

Jezabel manipula através de ameaças.

Jezabel manipula através do sexo.

Quando se lida com uma pessoa que está debaixo de influência de alguém com espírito manipulador, deve-se ter cuidado, pois, tentar falar contra Jezabel deixará o Acabe irado. Deve-se lidar com este espírito na área espiritual mesmo. Sim, é orar por aquela pessoa que antes era tão maravilhosa, mas que ficou estranha depois de se envolver com alguém. Orar para que Deus faça como Jeú fez. Jeú ordenou que Jezabel fosse jogada da janela do quarto de onde ela se debruçou para tentar seduzi-lo (2 Re 9.30-37). Jezabel foi jogada de lá e ainda foi atropelada pelos cavalos de Jeú. Que Deus também jogue por terra este espírito dominador e que o atropele, no nome de Jesus.

É tão bom ver alguém que estava enfeitiçado por Jezabel acordando. Oremos para que isso aconteça em nossos lares.

1 comentário

Thiago disse...

Se não permitirmos que os outros façam aquilo que temos de fazer, evitaremos os perigos de Jezabel...pois, ela surge para ocupar "brechas" que deixamos por esse ou aquele motivo...se assumirmos o nosso papel em Deus, junto a nossa igreja, trabalho ou família, com certeza ela ficará sem poder de atuação em nossas vidas.
Que Deus nos oriente e nos ajude a termos as rédeas de nossa vida, conforme o querer dEle, caso contrário...só "Jeú" pra dar um jeito!!!
Saudações Reverendo!!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br