domingo, 5 de abril de 2009

Liderança e abuso de autoridade

E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes: porventura, tiraremos água desta rocha para vós? - Nm 20.10

Vemos em Moisés um exemplo de líder em cuja vida estão lições tão preciosas que é difícil falar de liderança e consagração sem falar em Moisés. Uma das coisas que nos chama a atenção é o cuidado de Deus com Moisés. Moisés teve que enfrentar algumas rebeliões por parte do povo durante suas caminhadas pelo deserto, e sempre vemos Deus defendendo-o e mostrando ao povo que Moisés era seu líder, não porque ele se auto-intitulou assim, mas porque Deus o havia escolhido. Por várias vezes, Deus demonstrou que mexer com Moisés era mexer com Deus. Não que Moisés fosse Deus, mas Deus o amava e o defendia. Mas, a duras penas, Moises teve que aprender algo sobre uma coisa chamada “abuso de autoridade”. O Deus que não tolera rebeliões, também não tolera abuso de autoridade. Mas, o que vem a ser isso? Vejamos.

Ao chegar em Cades, o povo se acampou e notaram que naquele lugar não havia água. Mais uma vez o povo reclamou. Acho interessante que, em outras ocasiões, quando o povo reclamava havia a manifestação da ira de Deus sobre eles. Desta vez isso não aconteceu. Por que desta vez não vemos Deus se irando contra o povo? Vai saber. Só sei que Deus simplesmente mandou que Moisés desse uma ordem para a rocha que dela iria brotar água como em outra ocasião (Ex 17.6). A ordem de Deus foi clara, Moisés deveria “falar” com a rocha. Na outra ocasião, Deus ordenou que Moisés ferisse a rocha, mas agora era só falar com ela. Deus tem muitas maneiras de agir. Ao invés de fazer somente isso, Moisés, primeiramente disse ao povo: “—Agora escute, gente rebelde! Será que vamos ter de fazer sair água desta rocha para vocês?” Gente rebelde! Quem mandou Moisés falar aquilo para o povo? Deus é que não foi. Depois disso, Moisés levantou seu cajado e bateu duas vezes na rocha. Moisés estava irado, e em sua ira, falou irrefletidamente e agiu irrefletidamente. Isso é abuso de autoridade

Um líder deve ser uma pessoa que comanda outras visando o próprio bem delas. No meio do povo de Deus, um líder deve ser um servo que recebe de Deus e passa ao povo e que luta pelo bem dos que estão debaixo de sua autoridade. Não tem nada a ver com posição eclesiástica, pois há muitos que têm cargos eclesiásticos, mas não têm autoridade alguma. Autoridade, acima de tudo é unção de Deus nas palavras e obras de quem a exercita. Quanto mais unção uma pessoa tem, mais autoridade ela terá. Exercer comando baseado no cargo ou título que a pessoa tem acaba gerando abuso. Um líder que acha que as pessoas estão ali para servi-lo e não o contrário, já é um ditador.

Deus honra aqueles a quem ele investe de autoridade, mas não compactua com abusos. Deus tratou com o povo que se meteu em rebeliões, mas tratou também com o líder que abusou de sua autoridade. Moisés foi penalizado com a proibição de entrar na Terra Prometida. Duro mas é verdade!

Ai daquele que usa seu cargo para ofender e manipular as pessoas;

Ai daquele que usa seu cargo para inflar seu ego e tornar as pessoas escravas;

Ai daquele que usa seu cargo para descarregar a ira das frustrações de sua vida nas pessoas;

Ai daquele que pensa que por ter um cargo Deus irá abonar tudo o que ele fizer e falar.

Líderes são pessoas a quem muito é dado, e portanto, muito será requerido. Líderes têm que pensar bem antes de falar. Deus luta por eles e pelo povo também e esse Deus não tolera abusos.

Mc 10

42 Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: —Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles.

43 Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros,

44 e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos.

45 Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

Leia também a reflexão: Cuidado com os cinco minutos.

2 comentários

Thiago disse...

Quando se está em eminência, toda e qualquer atitude de uma pessoa pasa a ser mais enfocada do que o dos demais...por isso, os líderes devem ser exemplos para seus liderados, lembrando sempre que somos pecadores falhos e necessitamos da graça de Cristo em nossas vidas, independente de que nível de autoridade tenhamos, mas, uma vez em autoridade, o peso de responsabilidade é muito maior!!!
Que estejamos sensíveis ao Espírito de Deus para, se chegarmos a liderança, não venhamos a prejudicar ou destruir a vida de outros. Isso nos custará caro...não vale a pena pagar esse preço!!!
Saudações Reverendo!!!

PR; Reinaldo - CCT VARZEA PAULISTA disse...

QUE DEUS NOS DE SABEDORIA EQUILIBRIO PARA LIDERAR,POIS NO MUNDO EM QUE VIVEMOS,TODOS OS DIAS SOMOS TENTADOS Á LIDERAR DE FORMA HUMANA NOS AFASTANDO DO MODELO BIBLICO DE LIDERANÇA ,QUANDO FOMOS CHAMADOS E VOCACIONADOS PARA UMA LIDERANÇA ESPIRITUAL.
PR:REINALDO SILVA

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br