quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Parábola do Bom Samaritano – A queda

 

Jesus respondeu assim: —Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto - Lc 10.30

Vemos que o homem da parábola, um judeu, estava descendo para Jericó. A estrada que descia de Jerusalém para Jericó era uma estrada muito perigosa. Cercada por barrancos e morros, esta estrada se tornava abrigo para bandidos e ladrões. Mesmo assim vemos um homem descendo por esta estrada sozinho.

O homem começa a descer e está sujeito a cair quando começa a andar por lugares perigosos. Jó foi elogiado por Deus por se desviar do mal (Jó 1.8). Aquele que não quer cair deve aprender a se desviar do mal. Existem lugares, situações e até mesmo pessoas que devem ser evitadas. São lugares e situações que nos expõem ao perigo. O diabo é como um ladrão. Ele só espera que alguém esteja onde ele quer e do jeito que ele quer para poder dar o bote. Para cada um de nós Deus mostra o que são estes lugares perigosos: a casa de alguém (Pv 5.8), uma rodinha (1 Co 15.33), um bar (Sl 1.1). Cabe a nós estarmos atentos ás admoestações do Espírito Santo dentro de nós a fim de fugirmos dos lugares perigosos. É certo que devemos ser luz a brilhar nas trevas. Mas nunca vamos confundir isso com colocarmos nossos pés onde não devemos. Andar sozinho é perigoso. Antes de pormos nossos pés em qualquer lugar devemos perguntar se o Senhor Jesus irá conosco. Se Ele não for, também não devemos ir.

Este pobre homem, ignorando o perigo, andou sozinho num lugar perigoso e acabou caindo nas mãos dos salteadores. O que estes ladrões fizeram?

2- o assaltaram” – Satanás quer roubar do homem o que lhe é precioso.

2- “tiraram a sua roupa” – Outra missão de Satanás é deixar o homem humilhado e com vergonha.

3- “bateram nele” – Nosso inimigo gosta de ferir, de machucar o coração.

4- “deixaram quase morto” – É como fica a pessoa depois de cair numa armadilha do diabo.

Satanás tem deixado muitos servos de Deus quase mortos. Muitos perderam a força, a alegria da salvação e o prazer da comunhão com Deus. Isso é estar quase morto.

Mas…

Graças a Deus que a história não termina aí!

2 comentários

Thiago disse...

Se terminasse desse jeito, mostraria que o diabo é quem triunfa, mas, na verdade, essa é a história de restauração do homem com ele mesmo, com seus "inimigos", que na verdade não são, ao contrário e, com Deus...
É um recomeço...para o bem!!!
Saudações Reverendo!!!

Felipe disse...

Realmente o quando o homem cai é porque foi negligente( mesmo sem perceber) com relação aos cuidados que deveria ter com sua vida espiritual.Aí fica fácil pro inimigo roubá-lo, matá-lo e destruí-lo, mas graças a Deus mesmo que a história não acabou assim. A nossa também sempre tem continuação! Glória a Deus!
Que a paz reine sempre...

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br