quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vocês não sabem o que estão pedindo

Jesus respondeu: —Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado? – Mc 10.38

Jesus dirigia-se a Jerusalém e a expectativa dos discípulos era grande. Eles acreditavam que, quando chegassem a Jerusalém, Jesus seria entronizado como um novo Davi ou Salomão. Lá em Jerusalém Jesus se despojaria daquele manto de humildade e manifestaria sua glória messiânica. Era isso o que os discípulos pensavam e, com estes pensamentos, Tiago e João chegaram perto de Jesus com um pedido: eles queriam sentar-se um à direita e o outro à esquerda do Senhor. Os lugares perto do rei eram reservados às pessoas de maior autoridade no reino. Era isso o que os filhos de Zebedeu estavam procurando, posição e autoridade.

Eles não aprendiam com facilidade! Fazia poucos dias que os discípulos tinham entrado numa discussão sobre quem seria o mais importante. Na ocasião, Jesus havia dito que o mais importante era aquele que servia mais, e o primeiro era aquele que estava em último lugar no conceito humano (Mc 9.33-37). Mas olha dois dos discípulos manifestando o mesmo espírito novamente! Mais uma vez se manifestava o desejo de exercer autoridade, de ocupar posição e de ser importante.

Jesus sabia que o que o esperava em Jerusalém seria a morte por crucificação e não um trono. Quem estaria a sua direita e a sua esquerda seriam dois ladrões que também seriam crucificados. Por isso, Jesus disse aos irmãos: “vocês não sabem o que estão pedindo”. Eles tinham uma visão errada da obra do Senhor e por isso estavam pedindo algo que eles nem imaginavam o que era. Assim é com todo aquele que não entende os caminhos de Deus. Estes desejam certas coisas que, se entendessem direito como funciona o reino de Deus, não desejariam.

Quando Deus chamou Moisés, ele relutou até o último instante. Ele tinha uma idéia do que o esperava e não se considerava apto para o trabalho. Moisés sabia que o que espera aqueles a quem Deus investe de autoridade é cálice e batismo. Cálice e batismo falam de negar-se a si mesmo e de sofrimento. Não há meio de se obter ministério nem autoridade sem antes se beber do cálice da renúncia e passar pelo batismo de sofrimento. Quem acha que está apto para qualquer coisa, ainda não sabe o que é cálice e batismo.

Jesus perguntou aos irmãos: “vocês podem beber o cálice que eu vou beber e ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?”. Eles responderam: “podemos”. Quanta infantilidade! Muitos são os que se acham preparados para qualquer coisa, mas é entre os que sabem que não podem nada é que estão aqueles que alcançarão grande autoridade de Deus. São aqueles que estão fugindo de posições e de estar em evidência que se tornam grandes autoridades espirituais.

“Sim, de fato vocês beberão o cálice que irei beber”, Jesus lhes disse, “mas sentar-se a minha direita ou a minha esquerda é para aqueles a quem o Pai reservou”. O que Jesus queria dizer com isso? Ele estava mostrando que uma pessoa pode passar as mais diversas experiências e pagar os mais diversos preços que isso não garante que ela vá ocupar a posição que deseja. É Deus quem determina a posição de cada um em seu reino e em sua obra.

Como devemos prestar atenção nas lições deste texto! Vivemos num mundo em que cada vez mais se briga por posição e por autoridade e para isso, muitas vezes, se usa filosofias que mais se parecessem com o pensamento pagão. É lá fora que os homens lutam para ocupar uma posição com o propósito de terem os outros lhe servindo e de serem aplaudidos e reconhecidos. Mas, Jesus disse que entre os seus não será assim.

Os outros dez ficaram zangados com Tiago e João por haverem feito aquele pedido. Mas será que era porque eles tinham uma visão melhor das coisas de Deus do que os dois irmãos? Acho que não. Acredito que cada um pensava: “como eles ousam pedir algo que sou eu quem deve receber?!”.

Que Deus tenha misericórdia de nós a fim de não desejarmos ou pedirmos coisas que fazem com que Ele diga: “você não sabe o que está pedindo”.

4 comentários

Thiago disse...

Autoridade e responsabilidade...se tivermos a consciência de que ambos caminham juntos, tudo correrá bem em nossas vidas. Podemos pedir o cálice, com certeza, mas devemos saber que preço estamos dispostos a pagar. Se tivermos dispostos...Deus cumprirá o nosso pedido!!!
E suportemos as nossas escolhas, afinal, não pedimos isso. Então...vamos em frente!!!
Saudações Reverendo!!!

Marcio Augusto disse...

"Eles tinham uma visão errada da obra do Senhor " Devemos ter a visão correta da obra de DEUS, pois se não tomarmos cuidado colocamos nossa posição em primeiro lugar e só depois a obra do Senhor, ficamos preocupados com a aparência e com diversas outras coisas que não engradecem o nome do nosso Senhor e por fim viramos religiosos e não servos fiéis; Que o Senhor no guarde e abra os nossos olhos para que possamos crescer principalmente em graça, sabedoria e amor para com sua obra independente e posição ocupada.
Abração Pastor.

Cristóvão disse...

A obra de Deus não precisa de pessoas que pedem cargo, título ou posição. A obra de Deus precisa de pessoas que trabalham, que aprenderam a servir.
Muita paz!

FELIPE disse...

E aí cristovão, paz do Senhor!
A obra de Deus tem servido de pedestal pra muita gente que enxerga erradamente.Ganhar uma alma pra Jesus, por exemplo, muita vezes é mais motivo de alegria por poder mostrar aos irmãos a conquista do que por ter mais um salvo no reino, alguém que orou por um enfermo q foi curado, uma igreja que cresceu rapidamente, enfim... é sempre um meio pra tentar estar "ao lado" de Jesus gritando: vejam onde estou, sou eu bem aqui do lado dEle! E assim valoriza-se mais a posição(aparecer) do que aquele que nos posiciona( servir)! A vida continua...

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br