terça-feira, 5 de maio de 2009

As tempestades que nós mesmos procuramos

Homens, estou vendo que daqui para diante a nossa viagem será perigosa. Haverá grandes prejuízos não somente com o navio e com a sua carga, mas também haverá perda de vidas – Atos 10.27

Paulo estava sendo levado para Roma a fim de ser julgado. Após semanas de navegação, chegaram a um lugar chamado Bons Portos onde o navio atracou. Dali eles deveriam seguir viagem. Mas Paulo sentiu dentro de si aquilo que costumamos chamar de intuição. Paulo avisou ao oficial romano encarregado dele de que não seria seguro seguir viagem, pois ele estava “vendo” que a viagem seria perigosa. Paulo sugeriu que passassem o inverno ali. Mas, o oficial romano foi consultar o capitão e o dono do navio, pessoas mais experientes, e estes disseram que isso era bobagem e que poderiam seguir viagem tranquilamente. O oficial acreditou mais na palavra dos marinheiros e seguiram viagem.

No começo parecia que ia tudo bem, mas, de repente, viram-se no meio de uma tempestade assustadora. Paulo não resistiu e disse:

- Vocês deveriam ter me escutado.

Que coisa! Como a história se repete! Na maioria das vezes em que nos vemos em meio a tempestades, olhamos para trás e vemos que Deus usou alguém para nos avisar de que deveríamos ficar nos Bons Portos. Mas, também na maioria das vezes que colocamos na cabeça que é por aqui que devemos ir, quem é que tira isso de nós? Confundimos obstinação com convicção.

Quando colocamos na cabeça que é por aqui que devemos ir, palavras como as de Paulo, soam como palavras de derrota e pessimistas. Muitas vezes não sabemos distinguir palavras que são verdadeiros avisos de Deus para nós, a fim de nos livrar de tempestades que vêm pela frente.

O duro é ter que ouvir depois: “Eu te avisei”.

O duro é lembrar o quanto estava tudo tão bem lá em Bons Portos. “Custava eu ter esperado um pouco mais?”

O duro é ver a carga sendo jogada ao mar. Quanto prejuízo, tudo por causa da minha precipitação.

Mas, que bom saber que Deus não nos abandona!

Paulo disse a eles: “O navio vai afundar, mas ninguém vai morrer”. Em outras palavras, ele estava dizendo que, de fato, o navio “já era”, nem adianta orar para que ele não afunde, pois ele vai afundar, mas, vamos escapar dessa.

É isso ai! Se entramos numa viagem que não deveríamos, que poderíamos ter esperado e que por isso sofremos as conseqüências de nossas escolhas, ainda assim podemos contar com a misericórdia de Deus. O navio afundou perto de uma ilha e todos puderam se salvar.

No meio das tempestades que nós mesmos buscamos podemos ter certeza de algumas coisas: primeiro, a tempestade vai passar, e segundo, sairemos dela com vida.

Mais uma coisa, Deus quer que aprendamos a lição e sejamos mais prudentes e menos obstinados.

5 comentários

Felipe disse...

É isso aí pastor Edwilson!
E todos os dias recebemos conselhos, avisos, que se seguidos nos fariam ter uma vida quieta e sossegada com muito mais satisfação.Nós muitas vezes os rejeitamos ou não damos muita atênção pelo fato de nem sempre eles combinarem com nossa vontade, as vezes eles soam como repreensão ao que queremos muito fazer e assim acabamos por nos distanciar deles.
Mas de quem vem os grandes conselhos???
Será que é de "grandes pastores de grandes igrejas"?
Será que vem daqueles irmãos que passam o dia orando e jejuando?
Acredito que os grandes conselhos venham na verdade do Grande Deus e que ele apenas usa os grandes pastores, os irmãos que oram bastante mas também usa uma criança, nossos pais, nossos amigos,professores, enfim, me parece que ele usa quem ele quer por que no final das contas todos seremos apenas transmissores daquele conselho que na verdade veio de Deus, não para nos fazer melhores em nós mesmos mas sim para fazer melhor a vida daquele que o recebeu e meditou sobre o assunto(conselho).
A bíblia está cheia de conselhos(provérbios)um capítulo inteiro para cada dia de cada mês.Eles estão lá para qualquer um que queira ficar sabendo o que Deus acha sobre as coisas. Conselhos para não sermos fiadores,para ensinar a criança no caminho que ela deve andar,para não ser preguiçoso,para não falar demais, etc. E em toda a extensão da bíblia encontramos conselhos: "buscai ao Senhor enquanto se pode achar","orai sem cessar","não julguem os outros","buscai primeiro o reino de Deus", etc!
Enfim se quisermos viver a abundância prometida precisamos ouvir, orar sobre e seguir conselhos que geralmente estão nas latas de lixo de nossas vidas.
Quem tem juízo aceita os bons conselhos...Provérbios 10:8a
Aquele que aceita ser repreendido anada no caminho da vida,mas quem não aceita cai no erro. Provérbios 10:17

Que a paz reine sempre...

Felipe disse...

Desculpe se falei demais,rs.

Cleide disse...

Acho que essa mensagem foi escrita pra mim...
Obrigada Pr Edmilson!!!

Pastora Vera disse...

Realmente é muito melhor quando estamos atentos o suficiente para captar uma intuição divina, isso evitaria terriveis desastres em nossas vidas e na de outrem.
Porem é muito triste quando só acordamos quando acabamos de ouvir,"eu disse, eu falei.."; graças à Deus que embora não possamos nos livras das consequencias, ao menos podemos sair vivos e talvez mais espertos, em nome de Jesus!

Thiago disse...

A pressa é inimiga da perfeição. Partindo desse pressuposto, se pode constatar que, muitas vezes, é melhor termos paciência para resolvermos algumas coisas em nossa vida do que sermos apressados e pormos tudo a perder. Foi o que aconteceu...perderam tudo, levaram ao menos, a vida de "brinde", por conta da teimosia!!!
Se tivermos paciência, em Deus, conseguiremos sucesso e , sem perder carga ou qualquer outra coisa de valor para as nossas vidas...quem espera, em Deus, com Ele, sempre alcança!!!
Saudações Reverendo!!!

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br