domingo, 3 de maio de 2009

No barco em que Jesus decide entrar

Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: —Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar. Simão respondeu: —Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer. Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. – Lc 5.1-7

Aqueles homens tentando pescar a noite toda sem conseguir pescar nada é um retrato da frustração que muitas vezes sentimos ao nos depararmos com poucos resultados diante de grandes esforços que fazemos. Todos nós nos deparamos com esta dura realidade de que nem sempre as coisas sairão do jeito que gostaríamos. Mas, graças a Deus que, pela manhã, Jesus veio de encontro àqueles homens.

Algo que me chama a atenção é que havia dois barcos ali. Ambos estavam vazios, pois os dois foram companheiros de infortúnio naquela noite infrutífera. A Bíblia diz que Jesus entrou em um deles que era o de Simão Pedro. Mas, por que Jesus escolheu o barco de Simão para entrar e não outro? Qual foi o critério para a escolha de Jesus se ambos estavam na mesma situação? Sinceramente não sei. Só sei que o Mestre entrou em um e não no outro.

Sabemos que o Senhor Jesus é livre e que faz o que bem quer. Mas como reagimos diante das escolhas que Jesus faz? O que fazemos quando vemos que Jesus fez algo por este e não por aquele? Afinal Ele não é o Deus que não faz acepção de pessoas?

Sim, Jesus é aquele que ama a todos igualmente, mas que muitas vezes entra no barco deste, mas não no daquele. Como pastor, muitas vezes vejo o que é esta escolha do Senhor.

Existem homens que, humanamente falando, não têm parecer e nem formosura alguma, mas que Jesus resolve entrar em seus barcos e atrair para eles os peixes. Cada vez que esses homens lançam as redes elas voltam cheias e, por incrível que pareça, é no mesmo lugar onde eu e outros lançamos as redes e elas voltaram vazias. Não estou falando aqui de picaretas da fé, nem de manipuladores, pois estes já têm as técnicas para atrair os incautos e fazem isto muito bem. Estou falando de verdadeiros homens de Deus, de homens de caráter e de ética. Homens a quem um dia Jesus resolveu entrar em seus barcos para fazer através deles o que a igreja no decorrer de sua história costuma chamar de “avivamento”.

Avivamento é isso, é Jesus decidindo entrar num barco e atrair os peixes a ele. É as redes serem lançadas em lugares que antes foram lançadas e voltavam vazias, agora voltarem cheias. São as mesmas redes, é o mesmo barco, o lago é o mesmo e também os peixes. A diferença é que agora tudo funciona.

Na maioria das vezes, os do outro barco ficam murmurando e criticando. Eles não se conformam que Jesus tenha entrado naquele barco. Eles acham que Jesus, na verdade, nem entrou naquele barco e que aquilo tudo é fogo de palha. Eu sou tentado a agir assim cada vez que vejo alguém tendo mais sucesso ministerial do que eu.

Alguns diriam que Jesus entrou naquele barco porque o dono do barco é mais esforçado do que os outros. Mas, não é o nosso esforço quem vai produzir a pesca maravilhosa. É claro que precisamos ser esforçados e que a preguiça não agrada a Deus. Mas, o simples fato de alguém ser esforçado não produzirá a pesca maravilhosa. Ela é obra da escolha do Mestre. Ele decide entrar num barco, e entra.

Ele decidiu entrar no barco de Evan Roberts;

Ele decidiu entrar no barco dos irmãos Wesley;

Ele decidiu entrar no barco de Georde Whitefield;

Ele decidiu entrar do barco de Charles Finney;

Ele decidiu entrar no cenáculo, no dia de Pentecostes.

Cada vez que ele entrou nestes barcos, a igreja foi conduzida para águas mais profundas, pois o trabalho de Deus não é raso. Ao chegar a estas águas profundas, a grande pesca aconteceu.

Mas, e o outro barco? Houve peixe para eles também. Quando existe respeito pelo mover de Deus, todos se beneficiam com isso. Os dois barcos ficaram cheios. Isso ai, os dois! Pedro chamou o segundo barco para pegar alguns peixes, pois no dele não caberiam todos. Tem peixe para todo mundo. Quando o que existe é uma imitação de mover de Deus, existe briga por peixes; até se rouba peixe do barco do outro. Quando Deus visita de verdade, existe ética e compartilhar.

Muitas vezes nos cansamos de lançar as redes e de vê-las voltarem vazias. Elas só voltarão cheias quando Jesus decidir entrar neste barco. Não que Ele não esteja até agora, pois nunca estamos sozinhos. Falamos aqui de um visitar diferente. Falamos aqui de uma pesca maravilhosa.

Não podemos forçá-lo a entrar. Não existe fórmula para avivamento, embora alguns achem que exista. Existem os livros que ensina que isto ou aquilo é a chave para o avivamento. Mas, avivamento, avivamento verdadeiro, é ação soberana de Deus.

Só podemos ser fieis em nossa pescaria atual. Talvez no momento, pescando um peixinho de cada vez. Um dia pescamos, no outro não. Um dia são dois peixinhos, no outro nenhum. E por ai vai.

Sejamos fieis em nossa pesca atual, ainda que não seja tão maravilhosa. Não sejamos invejosos com aqueles que estão enchendo suas redes.

Nossa vez chegará!!!

8 comentários

Thiago disse...

Jesus, como Senhor, sabe em que momento deve entrar nesse ou naquele barco...por isso, devemos sim, continuar lançando as redes, ainda que seja infrutífero, a princípio, mas, no momento dEle, tudo que fizemos outrora será recompensado...devemos aprender a pescar, mas, principalmente, saber que no momento dEle...é Ele que pesca, e, com nossa experiência acumulada, podemos ajudar o Supremo Pescador a puxar as redes para o barco.
Ele dá o peixe, mas, quem vai puxá-los para fora somos nós. Sendo assim...
Façamos a nossa parte, porque Ele manda o peixe e dá a estratégia pra buscá-los no mar...cabe a nós pescar(ganhar) e limpar(discipular)o peixe...
Isso dá trabalho, mas é nosso dever!!!
Saudações Reverendo!!!

Felipe disse...

Que puxa! Deus te abençõe e felizes são os que podem ouvir aquele pastor através de quem Deus fala!
SEM MAIS COMENTÁRIOS!

Anônimo disse...

Nossa essa passagem me deixou tão aliviada dos problemas da vida ...

anderson luiz disse...

tem tantos peixes morrendo precisando da sua rede,tem pessoas que só pensa nela

GIORDANO CAÇAPAVA disse...

Paz a tds !!!
Diante deste cenário na qual narra a Palavra de que jesus entrou no Barco de Pedro e não no Barco de João deixa muito a desejar quando pensamos de uma forma pobre e natural !!! Mas diante da Revelação do Espirito Santo numa dimensão espiritual !!! Tenho para mim o motivo do qual o Mestre escolheu entrar no Barco de Pedro e não o de João porque o Mestre conhecia João !!!! E conhecia bem a estrutura de Pedro !!! João era o Apóstolo do Amor !!! João quando via seu irmão sendo Abençoado não ficava com inveja não !!!!! jogando Praga !!! Ele tinha com ele !!! chorai com os que choram !!! E se alegrai com os que se alegram !!!! João se alegrava com a Vitória do seu Irmão !!! espero que através desta revelação você possa deixa esta mensagem fluir em seu Coração !!! Paz a tds
Eduardo Giordano - whatzaap 12 - 97402 - 7400 12 - 98101 - 7784 Paz a tds

Anônimo disse...

entre muitos barcos na quele lugar, jesus escolheu o de simão porque alguns dia mais tarde ele não seria mais simão e sim pedro, aquele que pescava peixe hoje ser transforma em um profeta de DEUS, e de hoje em diante tu serás pescador de homens! A MISSÃO É PREGAR O ARREPENDIMENTO E GANHAR ALMAS PARA O REINO DO SENHOR!! Paz do Senhor.

Unknown disse...

Quero expressar a minha alegria por esta palavra, verdadeiramente uma palavra vinda de DEUS e com toda explicação que DEUS continue te usando.

PRESB: dourado

Anônimo disse...

olha ja ouvi muito sobre essa passagem . mas assim nunca foi forte Deus abencoe

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br