segunda-feira, 18 de maio de 2009

Inveja – domine esta fera



O Senhor disse a Caim: Por que você está furioso? Por que se transformou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas  se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça a porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo – Gn 4.6

O moço andava carrancudo. Dava para se notar que alguma coisa não estava bem com ele. Quando se lhe perguntavam, ele dizia que não tinha nada e que era impressão deles. Mas o fato é que desde que havia saído para adorar a Deus juntamente com seu irmão, ele havia voltado esquisito. Ele olhava esquisito para o irmão e respondia com grosseria a ele.

Um dia, foi o próprio Deus quem veio perguntar a ele o motivo daquela cara feia. Para Deus, não tinha como dizer que não era nada disso. E Deus não estava perguntando porque não sabia. Ele perguntava para que o próprio rapaz enxergasse sua situação. Deus lhe advertiu acerca de uma fera que estava bem a sua porta, ameaçando causar estragos em sua vida e transformá-lo em um monstro. O nome desta fera é “inveja”.

A inveja começa sorrateiramente no coração. Ela vem na forma de uma indignação que sentimos quando alguém que, ao nosso ver, não é digno, tem algo que nós mesmos queremos. Ela é um incômodo que sentimos com o bem de outras pessoas.
Ninguém está isento desta fera. Ela está à porta de todos. Cabe a cada um de nós dominá-la.
Se não o fizermos, ela começa a se expressar em nossas vidas e a mudar nosso comportamento. Começamos a nos aproximar de certas pessoas com um sorriso no rosto, mas no coração o desejo é de matá-las. Começamos a jogar a casca da banana no lugar em que sabemos que a pessoa vai pisar. Começamos a sabotar sutilmente tudo o que a outra pessoa faz. Começamos a empurrar a pessoa para armadilhas. E, o pior, nos alegramos quando vemos esta pessoa tropeçar. Sim, existem aqueles que sentem um prazer disfarçado com o infortúnio do outro.
Cabe a você dominar esta fera. Não abra a porta para ela, nem finja que ela não está lá quando ouvir o seu rugido. Se algo começa a rugir dentro de nós diante do sucesso de outro, é ela. Não dê outro nome a ela. Ela se chama inveja. Ela faz nosso semblante ficar desfigurado e nos torna pessoas feias.
Que a porta de nossos corações esteja fechada, bem fechada, para que esta fera não nos transforme em homicidas.

6 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br