terça-feira, 12 de maio de 2009

Não fique no vermelho

Todo o povo de Israel soube dessa decisão do rei Salomão, e aí todos sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça – 1 Reis 3.28

Gosto da forma como termina o primeiro julgamento de Salomão como rei. Todo o povo de Israel o respeitou. Mas, será que este respeito veio a ele por causa da posição que ocupava? Acho que não. Uma posição em si mesma pode inspirar medo, mas não respeito. O texto diz que este respeito veio como resposta à atitude sábia de Salomão diante de um julgamento difícil.

Vamos nos lembrar que, quando Deus apareceu a Salomão em sonhos dizendo-lhe que pedisse o que quisesse, ele pediu sabedoria a Deus. Salomão não queria ser lembrado por suas tolices, nem por sua megalomania, nem por suas loucuras. Salomão queria ser lembrado pela sabedoria de Deus em sua vida e presente em seus atos. Deus se agradou de seu pedido e deu a ele sabedoria como nenhum ainda tinha experimentado.

Que bom que Tiago nos garantiu que a dádiva da sabedoria não foi algo exclusivo para Salomão. Diz Tiago que qualquer um que pedir sabedoria a Deus, ser-lhe-á concedida (Tg 1.5).

E o que é sabedoria? Sabedoria é se portar com prudência diante das circunstâncias da vida; é saber falar na hora certa; é saber se calar quando é preciso; é aprender com os erros; é saber ouvir mais do que falar; é temer a Deus; é lembrar que o que existe de mais precioso são as coisas invisíveis aos olhos naturais; é plantar boas coisas; é saber remir o tempo.

O pai não conseguirá respeito só por ser pai, nem o pastor só por ser pastor, nem o marido só por ser marido. Respeito é algo que se adquire através de comportamento sábio. Respeito é como uma conta bancária na qual, a cada ato de sabedoria, um novo depósito é feito. As atitudes tolas são saques feitos nesta conta. Tomemos cuidado pois, nossa conta pode ficar no vermelho e, quando ela fica no vermelho é muito mais difícil reabastecê-la. Readiquirir respeito perdido é sempre mais difícil.

Este texto só nos mostra que se queremos ser respeitados, sejamos sábios, pois, respeito é um fruto que colhemos da árvore da sabedoria.

5 comentários

Cleide disse...

Pode ter certeza que hoje você recebeu alguns depósitos na sua conta e sei que não só da minha parte!!
Deus o abençoe...

Felipe disse...

Que bom que existe algo simples e interessante assim para se ler na internet.Vejo então que devemos buscar ser sábios e não respeitados, pois o respeito vem como um bônus da sabedoria e não o contrário.
A vida continua...

Thiago disse...

Algumas pessoas, respeitamos por causa do cargo que ocupam, e nada mais, enquanto outras, respeitamos não pelo cargo, mas sim, por quem são, independente da posição que ocupam...isso é respeito!!!
Que Deus nos dê sabedoria para nos "impormos" não por títulos ou afins, mas pela nossa essência, pelo nosso ser com relação aos demais.
Saudações Reverendo!!!

Sheila Corrêa disse...

Devemos pedir a ajuda de Deus para que possamos RESPEITAR realmente ao próximo e não ter MEDO ... porque há uma grande diferença entre respeitar e ser amedrontado diante de alguém que ocupa um cargo, função 'acima' de nós ...

Beijokinhas Paiiiistor !!!

'Shernobil'

Pr Vera disse...

Sabedoria, palavra bonita, porém cheia de responsabilidade, é maravilhoso ver a ênfase que o Espirito Santo dá ao fato de que Salomão foi um rei inesquecivel, não pelos tesouros, pelas belezas que havia em seu reino,pela paz predominante em seus dias, pelas conquistas e por tantas outras coisas que lemos sobre ele, mas sim porque ele priorizou um algo maior, Sabedoria.
Talvez se nos fosse feita uma oferta como a que Deus fez a ele,talvez pensariamos um pouco, pois sempre temos em mãos uma lista enorme das coisas que 'querermos', porem diante de tremenda responssabilidade, governar o povo de Deus, Salomão não titubeou, pediu sabedoria, graças a Deus, pois com ela vieram riquezas, gloria, honra, etc...,
Te Amo Pastor.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br