terça-feira, 12 de maio de 2009

Não fique no vermelho

Todo o povo de Israel soube dessa decisão do rei Salomão, e aí todos sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça – 1 Reis 3.28

Gosto da forma como termina o primeiro julgamento de Salomão como rei. Todo o povo de Israel o respeitou. Mas, será que este respeito veio a ele por causa da posição que ocupava? Acho que não. Uma posição em si mesma pode inspirar medo, mas não respeito. O texto diz que este respeito veio como resposta à atitude sábia de Salomão diante de um julgamento difícil.

Vamos nos lembrar que, quando Deus apareceu a Salomão em sonhos dizendo-lhe que pedisse o que quisesse, ele pediu sabedoria a Deus. Salomão não queria ser lembrado por suas tolices, nem por sua megalomania, nem por suas loucuras. Salomão queria ser lembrado pela sabedoria de Deus em sua vida e presente em seus atos. Deus se agradou de seu pedido e deu a ele sabedoria como nenhum ainda tinha experimentado.

Que bom que Tiago nos garantiu que a dádiva da sabedoria não foi algo exclusivo para Salomão. Diz Tiago que qualquer um que pedir sabedoria a Deus, ser-lhe-á concedida (Tg 1.5).

E o que é sabedoria? Sabedoria é se portar com prudência diante das circunstâncias da vida; é saber falar na hora certa; é saber se calar quando é preciso; é aprender com os erros; é saber ouvir mais do que falar; é temer a Deus; é lembrar que o que existe de mais precioso são as coisas invisíveis aos olhos naturais; é plantar boas coisas; é saber remir o tempo.

O pai não conseguirá respeito só por ser pai, nem o pastor só por ser pastor, nem o marido só por ser marido. Respeito é algo que se adquire através de comportamento sábio. Respeito é como uma conta bancária na qual, a cada ato de sabedoria, um novo depósito é feito. As atitudes tolas são saques feitos nesta conta. Tomemos cuidado pois, nossa conta pode ficar no vermelho e, quando ela fica no vermelho é muito mais difícil reabastecê-la. Readiquirir respeito perdido é sempre mais difícil.

Este texto só nos mostra que se queremos ser respeitados, sejamos sábios, pois, respeito é um fruto que colhemos da árvore da sabedoria.

5 comentários

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br