quarta-feira, 27 de maio de 2009

O valor da simpatia

image

Gosto da forma como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz o termo “achar graça”. Ela traduz este termo por “alcançar a simpatia”. Há duas pessoas no Antigo testamento de quem é dito que alcançaram a simpatia dos outros, José e Ester, e ambos têm muitas coisas em comum em suas histórias.

Tanto José como Ester, se encontravam em terra estrangeira e alcançaram a simpatia de pessoas poderosas. José alcançou a simpatia de Potifar e se tornou mordomo em sua casa. Alcançou também a simpatia do carcereiro da prisão para onde ele foi mandado por causa das mentiras de sua patroa. Alcançou por fim a simpatia de faraó e se tornou governador do Egito.

Ester, uma judia, viveu no tempo do império Medo-persa. Nesta época a rainha Vasti foi deposta e foi feito um concurso para escolher uma nova rainha. Ester foi levada para a cidade de Susã e logo alcançou a simpatia de Hegai, o eunuco responsável pelo harém real. Ester prosseguiu alcançando a simpatia de todos até que foi escolhida pelo rei Xerxes.

É isso ai. A simpatia faz com que as portas vão se abrindo diante de nós.

Não falo aqui de uma simpatia interesseira, uma simpatia falsa. Não falo de bajulação. Não falo aqui de tentar agradar a gregos e troianos. Não falo aqui da simpatia do politicamente correto. Falo de uma graça especial no trato com as pessoas. Falo de aprender a sorrir. Falo de ajudar a todos que se puder. Falo de plantar coisas boas. Falo de se saber falar tudo da melhor forma, no tempo certo e no lugar certo. Falo de se fugir de confusão. Falo de fazer amigos.

Quem não aprende o valor de alcançar a simpatia de todos quantos possíveis, vai encontrar muitas portas fechadas diante de si. Pessoas assim verão os simpáticos se tornando governadores e rainhas, enquanto eles não saem do lugar.

Deus, nos ensina sermos simpáticos!

Assim, José ganhou a simpatia do seu dono, que o pôs como seu ajudante particular. Potifar deu a José a responsabilidade de cuidar da sua casa e tomar conta de tudo o que era seu. Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. Gn 39.4,21

Hegai gostou dela, e ela conquistou a simpatia dele. Imediatamente ele começou a providenciar para ela o tratamento de beleza e a comida especial. Arranjou sete das melhores empregadas do palácio para cuidarem dela e colocou Ester e as empregadas nos melhores quartos do harém. Chegou a vez de Ester, filha de Abiail e prima de Mordecai, a moça que Mordecai tinha criado, a moça que conquistava a simpatia de todos os que a conheciam. Quando chegou a sua vez de se encontrar com o rei, ela levou somente aquilo que Hegai, o eunuco responsável pelo harém, havia recomendado. Ele gostou dela mais do que de qualquer outra moça, e ela conquistou a simpatia e a admiração dele como nenhuma outra moça havia feito. Ele colocou a coroa na cabeça dela e a fez rainha no lugar de Vasti. - Et 2.9,15,17

5 comentários

SHEILA CORRÊA disse...

Exatamente isso, quando se é simpático por obrigação, por interesse em algo, ou alguém isso cansa, vai se tornando chato ... e as máscaras não duram para sempre.É fácil conquistar uma pessoa sendo simpático toda vez que a ver(de vez em quando), o díficil é conviver com aquela pessoa, e mostrar que toda aquela simpatia, de repente, não é mera falsidade no objetivo da conquista ... além disso, fazer amigos de verdade com a ajuda da sua simpatia é muito bom ... quando isso não é verdadeiro não conseguimos plantar uma semente de amizade verdadeira, porque é fácil 'fazer' amigos, o difícil é consevar os velhos ...
A simpatia é uma arte ...

"A maioria das artes exige longo estudo e aplicação, porém, a mais bela de todas, A SIMPATIA, apenas exige VONTADE."

Beijookinhas Paiiistor

Marcio Augusto disse...

Verdade, Devemos ter VONTADE de ser simpáticos para que os nossos irmãos tb sejam conosco, aquilo que nos plantarmos tb recebemos, creio que todos os que servem a DEUS recebem dele uma graça especial portanto vamos cultivar aquilo que DEUS nos deu para possamos crescer primeiramente diante de DEUS e depois como consequencia diante dos homens. Paz Pastor.....

SHEILA CORRÊA disse...

Esqueci de dizer uma coisa importante rsrs ...

A vontade por si só não faz muitas coisas, as vezes ficamos só na vontade ... "Como eu queria ser simpática como a fulana". Devemos pedir ajuda de Deus, porque para algumas pessoas ser simpático pode ser difícil, porém com Deus no comando tudo é mais que possível!
E como o Márcio disse, para os servos de Deus ele já nos cobre com sua graça, para que isso seja consequência de uma vida plena interligada com Deus ... assim em primeiro lugar agradamos o coração de Deus e depois dos homens, demonstrando o amor do pai e a graça que ele derrama sobre nós =]

Beijokinhas

Thiago disse...

Seja você mesmo...essa é a melhor maneira de ser simpático, afinal, encenação não dura muito. Uma hora, a pessoa cansa...então, quem é ela realmente virá a tona, e, que difícil será esse momento!!!
Por isso, a melhor maneira de "achar graça" dinate das pessoas é ser quem você é!!!
Saudações Reverendo!!!

Pastora Vera disse...

Simpatia é um estilo de vida. E depende muito da forma como vemos o outro, é ser autenticosim, porém vizando ser agradavel a quemm quer que seja, mesmo aqueles encarados como 'chatos'. À medida que o tempo passa, as experiências nem sempre agradaveis que vivenciamos, nos indus a sermos duros, egoistas, marrudos; mas graças à Deus temos relatos como a vida de José, Ester, Rute e tantos outros que nos mostram que é possivel sim, ser tratável,simpaticos. Ter simpatia, achar graça, não é um bem para os outros e sim, para si mesmo. Beijos Pastor.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br