sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cresça

image

O menino cresceu e foi desmamado. E, no dia em que o menino foi desmamado, Abraão deu uma grande festa – Gn 21.8

Abraão deu uma festa quando seu filho Isaque foi desmamado, mostrando sua alegria por ver seu filho avançando uma etapa rumo à maturidade. Quando leio este texto costumo ver aqui a alegria de Deus conosco quando crescemos mais um pouquinho, diante de cada progresso nosso. A infância é algo bonito, desde que seja vivida somente em seu devido tempo. Ou seja, só é bom ser criança no tempo de ser criança. Quando esse tempo passa, se não deixarmos de ser criança, é sinal de que alguma coisa não está normal em nossa vida, quando Jesus disse que devemos ser como crianças para entrarmos no reino de Deus, ele estava falando de alguns aspectos da criança que nunca devemos perder, ou seja, nossa dependência de Deus, nossa pureza, nossa humildade. Mas no que diz respeito às demais coisas, Deus espera que cresçamos.

Alguns sinais de imaturidade emocional e espiritual mostram que estamos vivendo uma infantilidade fora de tempo:

Exclusividade das atenções. Como as crianças gostam de ser o centro das atenções! Quando chega o irmãozinho mais novo, muitas delas se sentem ameaçadas e chegam a ficar deprimidas. As crianças se esquecem de que as atenções que foram dispensadas a elas, outros necessitam agora e que elas devem ajudar a cuidar dos novos. Mas a criançona fica ressentida e emburrada porque perdeu o colinho. “Desde que chegaram estes aí, ninguém liga mais para mim nem dá a atenção que eu tinha no começo”, diz a criança com o bicão.

Falta de discernimento. Tudo o que a criança pega coloca na boca. Quando se sofre de criancice crônica, a pessoa engole tudo o que lhe dão. Ou então dispensa comida boa e troca por doce ou por coisas que fazem mal à saúde. Como dói ver pessoas dispensando um bom prato de comida da palavra de Deus, por doce que só tapia o estômago da alma.

Melindre. Crianças se magoam com qualquer coisa. Quando se lida com as crianças da vida é preciso se ter o maior cuidado com o que se fala e com o que não se fala, com o que se faz e com o que não se faz. Crianças ficam trancadas em casa, feridos porque alguém não lhes cumprimentou, lhes olhou feio, não sorriu para eles. Crianças são melindrosas.

Teimosia. Crianças são teimosas porque cismam que sabem o que estão fazendo, que sabem o que querem e que sabem o que é melhor para si. Mas, vivem quebrando a cara. Ouvir conselhos é coisa de adulto. Quebrar a cara faz parte do aprendizado. Mas, quando se vive a eterna infância, a pessoa quebra a cara, mas não aprende, e não escuta ninguém porque acha que já sabe tudo.

Quando virmos alguns destes sintomas de criancice em nós, vamos falar para nós mesmos: “cresça”. Deus quer dar uma festa. Ele só fará isso quando largarmos a mamadeira, quando dermos os primeiros passos, quando sairmos das fraudas. Deus dará uma festa quando deixarmos de dar trabalho e começarmos a trabalhar.

Leia também Parei de Agir Como Criança.

11 comentários

Cleide disse...

Ser criança é muito bom e muitos de nós sentimos muita saudade daquele tempo em que não precisavamos nos preocupar com nada, tinha os adultos pra fazer isso por nós, mas o tempo passa e chega a hora de nos tornarmos adultos. Na vida espiritual não é muito diferente, como é bom ser criança...quando chegamos na igreja somos tratados e cuidados, há pessoas para orar por nós literalmente, pessoas que pegam em nossa mão para nos ensinar a caminhar nos caminhos do Senhor, porém, o tempo passa e chega a hora de virarmos adultos, hora de nós oramos mais, e não só por nós mesmos mas também pelos outros, hora de caminharmos sozinhos e agora, fazer pelos novos o que fizeram por nós, mas, infelizmente tem muitos irmãos que se recusam a crescer, são adultos mas não deixam a mamadeira, ficam de "bico" por qualquer motivo, reclamam de tudo, nada está bom, criança birrenta, as coisas tem que ser do jeito que ela quer, enfim...estão perdendo tempo, que pena...Deus me livre disso porque eu QUERO CRESCER SEMPRE!!!!

EdLuan disse...

É isso ai Cleide!
Eu me sinto feliz por ser um que te viu nascer e que a cada dia te vejo crescendo. Deus já deu muitas festas por sua causa e vai continuar dando.
Beijão.

Cleide disse...

Obrigada Pastor, afinal, parte desse crescimento devo a você, a sua sabedoria, as suas mensagens que sempre me edificam e ao seu "socorro bem presente"...rs...
beijão!!!

SHEILA CORRÊA disse...

"Deus dará uma festa quando deixarmos de dar trabalho e começarmos a trabalhar".
Verdade, quando a pessoa se colocar plenamente nas mãos de Deus e dizer,"Senhor eu quero mudar, eu quero crescer, me ajuda!"

Às vezes algumas pessoas me falam que sou infantil, mas depois de um tempo percebi que elas não se referem a imaturidade, mas devido minha alegria e forma de viver a vida ... sempre alegre, com a graça de Deus !
O que podemos refletir também, é que não devemos julgar pessoas assim, só Deus realmente conhece o coração de cada uma ...
Assim, o melhor a se fazer,é cada um analisar a si próprio, e colocar nas mãos de Deus seu comportamento e seu crescimento. Deus se alegrará e muito !

Beijoookinhas
Paiistor =]

EdLuan disse...

Sheiloka,
Esse seu lado infantil em suas maneiras é o que te torna mais bonita ainda. Que a cada dia você cresça, mas não perca isso da sua vida. Te amo norinha.
Beijão.

Inspiração disse...

Pastor Edmilson, considero oportuno citar uma frase escrita na postagem "O Cordeiro e o Leão": "Deus ainda procura aqueles que choram com o desejo de que lhe sejam desvendados os caminhos de Deus.”
“Todavia um dos anciãos me disse: Não chores! Olha, o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi..." Gn 5.5).
Logicamente, que este choro represente, sobretudo, sensibilidade espiritual, não frutos de imaturidade...!

Pr Edmilson disse...

Inspiração,
Seu comentário vem enriquecer esta postagem. Deus o abençoe meu irmão.

Marcio Augusto disse...

O Senhor até um certo tempo nos dá o leite espiritual e nos trata como verdadeiras crianças mas ele espera que cresçamos como qualquer criança que é bem alimentada, aqueles que se negam a crescer e deixar o colhinho do Senhor acabam ficando desnutridas pois leite até certo tempo é ótimo mais depois precisamos comer algo sólido para aguentar a caminhada. Vamos crescer e ser motivo de muitas festas no céu. Com certeza existem muitas etapas na vida de um cristão o importante é não ficar pelo caminho.

Pr Edmilson disse...

Verdade Marcião,
Obrigado por ser um dos que cresceu e hoje me ajuda a cuidar das crianças que estão chegando,
Abração!

Thiago disse...

Devemos ter maturidade, sim, mas, sendo já "adultos", devemos entender que certas atitudes das "crianças" nós também tivemos no princípio. Por isso, se fomos tratados com carinho e fomos compreendidos antes, devemos fazer o mesmo com aqueles que estão chegando agora, pois, talvez, tenhamos feito pior do que aqueles a quem criticamos hoje!!!
Saudações Reverendo!!!

Pr Edmilson disse...

Saudações thiagão. Sempre me insentivando com seus comentários abalizados.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br