terça-feira, 9 de junho de 2009

Não saia da Casa do Pão



Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos – Rt 1.1

Houve uma fome na terra da promessa, na terra que Deus havia dito que manaria leite e mel. Isso aconteceu na época dos juízes, na época em que cada um fazia o que bem queria, pois não havia rei em Israel. Anarquia trás fome sobre a terra, mesmo sobre a terra que mana leite e mel. Foi nesta época que um homem chamado Elimeleque, esqueceu-se do significado do seu nome (Deus é rei), e saiu de sua terra, Belém de Judá, para habitar na terra dos moabitas. A palavra Belém significa casa do pão. Elimeleque temeu a fome mesmo morando na casa do pão. Ele ficou com medo e tomou uma decisão baseada no medo. Todas as vezes que se toma decisões baseadas no medo, e não na fé, os resultados são coisas das quais nos arrependemos. Havia uma fome na terra, mas, se Elimeleque temia a Deus, na Casa do Pão não faltaria comida para ele.

A Casa do Pão é o centro da vontade de Deus para nossas vidas. Enquanto estivermos vivendo no centro da vontade de Deus, pode haver fome em toda terra, mas para nós haverá pão. O grande desafio é permanecermos na vontade de Deus quando parece que o mais sensato seria ir para onde tem pão e a terra é bonita. Abraão fez isso um dia e quase perdeu a esposa por descer ao Egito numa época de fome na terra de Canaã (Gn 12.10-20). Elimeleque conhecia a história do patriarca, mas, mesmo assim saiu da terra da promessa.

Em Belém, ele estava sendo cuidado por Deus, mesmo com a difícil situação da terra. Em Moabe, mesmo sendo uma terra produtiva, ele morreu. Quando se sai da vontade de Deus começa-se a morrer. Seus filhos também morreram. Quem está intimamente ligado a alguém que vive fora do plano de Deus, também sofre.

Foi a viúva Noemi quem tomou a decisão que Elimeleque deveria ter tomado. Ela decidiu voltar para a Casa do Pão. Decisão de pessoa de fibra, pois, muitos preferem morrer do que dar o braço a torcer e voltar atrás em suas decisões erradas. E a importância que se dá àquilo que vão pensar e dizer... e o orgulho ferido... São coisas que impedem muitas pessoas de voltar à Casa do Pão.

Às favas com o que vão pensar e dizer! Noemi voltou.

Era tempo da colheita quando ela voltou (1.22). Era sinal de que aquela fase de seca havia acabado. Acabou porque ela resolveu voltar para o lugar de onde ela nunca deveria ter saído. Ela estava de volta à Casa do Pão.

Se estivermos morrendo, precisamos olhar para trás e examinar nossos caminhos. Desde quando começamos a morrer? Sempre há um ponto, um momento em nossa vidas, onde tudo começou. É ali que devemos voltar e consertar as coisas, nos humilhar, reconhecer nossos erros, restituir. Deus nos orientará no que devemos fazer. É ali que voltaremos a viver.

Voltemos enquanto é tempo.

12 comentários

Cleide disse...

Voltar a casa do pão é sempre a decisão mais certa, porém, nem sempre é fácil e infelizmente tem aqueles que nem conseguem voltar. Misericórdia!!
Que Deus me ajude a NUNCA sair da casa do pão, e se isso acontecer que Ele me de forças para voltar!!

Pr Edmilson disse...

Ele ajuda Cleidona. O que sria de nós se ele não ajudasse.
Beijão!

Marcio Augusto disse...

Mesmo em meio a uma grande seca devemos permanecer na casa do pão pois o Senhor enviara o seu maná, é exatamente neste momento que ele quer ver cada um de nos firmes para poder realizar milagres, por isso vamos aproveitar as oportunidades que o Senhor nos dá. Paz Pastor...

Thiago disse...

Para quem obedece, e, mesmo com a situação adversa, fica no centro da vontade do Senhor para as nossas vidas, o resultado é sempre a provisão de Deus...afinal, quando saimos ddo centro, o resultado é somente morte e destruição!!!
Que o Senhor nos guarde e nos ajude, mesmo nas tempestades da vida, a continuar sendo fiéis a Ele!!!
Saudações Reverendo!!!

Pr Vera disse...

As vezes fugir parece mais esperto, afinal poderia se pensar, eu saio daqui da casa do pão porque esta muito dificil, e quando a situação melhorar eu volto. Ledo engano, pois quando se sai do centro da vontade de Deus ai sim estamos caindo em situações terriveis, uma vez longe da segurança de Deus nos privamos de vê-lo nos tirar da seca, e em terra estrangeira nos aproximamos da morte. Bjs Pastor

SHEILA CORRÊA disse...

Se já servimos a Deus, pra que arriscar em algo duvidoso ... algo que pode nos afastar da presença de Deus ... que possamos sempre pedir a proteção de Deus para sermos fiéis à ele ... assim estaremos debaixo de suas asas protetoras ... e é tão bom saber que estamos seguros.

Em 'time' que está GANHANDO não se mexe! hehe ^^' Então vamos pedir sempre a ajuda do "técnico" de nossas vidas !!!


Beijokinhas Paiiistor

Michele disse...

Oh como senhor pediu....
Oi.. Mensagem boa essa hein!! Gostei...é isso ai fora da presença de Deus só tem morte.. hahah bjaumm

EdLuan disse...

Verdade Michele. Bem lacônica. Legal, legal.

Alessandra (Mineira) disse...

Como Deus usou o ministro Marcio para falar comigo na terçafeira foi tremendo que Deus cotinui usando e abençoando cada dia mais todos os ministro da nossa igreja

Unknown disse...

estudo excelente otima explanação e muito edificante.

Unknown disse...

estudo excelente otima explanação e muito edificante.

Anônimo disse...

muito edificante.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br