terça-feira, 23 de junho de 2009

Seus olhos foram abertos


  

A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu. Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas. – Gn 3.6,7

Aos comer do fruto, seus olhos se abriram. Eles buscaram entendimento e conseguiram. Mas, morreram por isso. Na verdade seus olhos começaram a se abrir a partir do momento que ela começou a escutar o que a serpente tinha para lhe falar. A serpente lhe disse que Deus havia proibido de comer daquele fruto por saber que, se eles comessem dele, seriam semelhantes a Deus, teriam muito entendimento. No coração, a mulher já começou a ver a Deus de outra forma e passou a suspeitar dEle. Seus olhos foram abertos. Seus olhos passaram a ver a vida de outra forma. Este é o abrir os olhos através da árvore do conhecimento. Este é um abrir os olhos no qual a pessoa, por causa do conhecimento, passa a ver os outros de outra forma.

Quando alguém vem nos trazer um conhecimento que nos faz perder a inocência, e nos faz ver malícia em tudo e em todos, estamos comendo do fruto que mata.

Algumas pessoas eram mais felizes e viviam bem, quando não sabiam nada acerca dos bastidores da vida. Não é que elas gostavam ser tapeadas ou manipuladas por outros. Era a inocência e fé com que eles viam a vida e o caminho no qual entraram. Mas, um dia alguém lhes abriu os olhos e a inocência foi embora. A pessoa se convenceu que estava amadurecendo. Mas, esta “maturidade” só fez com que ela percebesse a nudez do outro. É, a inocência foi embora.

Após terem sido abertos os olhos, todo mundo é culpado até que prove o contrário. Após terem sido abertos os olhos, aqueles mesmos que foram instrumentos de bênçãos para a sua vida, começam a serem vistos com suspeita. Após terem sido abertos os olhos, a pessoa começa a costurar roupas de folhas que, mais cedo ou mais tarde cairão, mas que por hora servem para encobrir sua própria nudez desde que ele enxergue a dos outros. Por fim, a pessoa morre, e mata outros.

Mas, que devemos fazer? Ser cegos? Não. O que devemos fazer é nos alimentarmos do fruto da árvore da vida. Quando nos alimentamos deste fruto, vemos a nudez das pessoas e a nossa sendo cobertas pela pele do inocente que foi morto para que túnicas fossem tecidas. Passamos a ver que Deus sabe tratar com cada um e que o Espírito Santo não é incompetente. Vemos sim as imperfeições das pessoas, mas vemo-las com esperança, pois o amor tudo espera (1 Co 13.7). As próprias folhas da árvore da vida são para a saúde das nações, então podemos ter esperança de cura. Quando se come deste fruto, temos iluminados os olhos do nosso entendimento, para que saibamos qual é a esperança da nossa vocação e quais as riquezas da glória da nossa herança nos santos e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos (Ef 1.17-22).

Não, esta reflexão não é um convite a fecharmos os olhos e deixarmo-nos ser enganados, pois estamos no meio de lobos. Entre lobos devemos ser símplices como as pombas, mas prudentes como serpentes (Mt 10.16). Mas, é só a prudência da serpente que deve ser imitada, não seu veneno. Veneno mata. Esta reflexão é só um convite a nos alimentarmos mais da árvore da vida. Os vencedores se alimentam dela (Ap 2.7). Esta reflexão é só um convite a deixarmos os mortos sepultarem os mortos enquanto seguimos a Jesus (Mt 8.22).

5 comentários

Anônimo disse...

Muito bela e interessante reflexão. É preciso estar vivo para colher os frutos da vida. Vivo de verdade, não apenas de corpo, mas de alma.

Abraço

Rogerio Martins

Marcio Augusto disse...

Que esta vida esteja em nós. Ao comer do fruto do conhecimento deixamos de receber tantas bençãos; Vamos tomar cuidado. Paz Pastor...

Pr Edmilson disse...

Irmão Rogerio, Muito obrigado pela visita. Volte sempre.
Abração!

Thiago disse...

Morrendo espiritualmente...não vale a pena experimentar tal árvore. Busquemos sim, a árvore da vida, pois ela tem cura para nossos sentimentos e emoções...somente Jesus tem poder de curar a nossa alma e, Ele, sabe o que realmente precisamos aprender, sem ter que fazer aliança com a serpente.
Saudações Reverendo!!!

Pr Vera disse...

Se analizarmos com cuidado, com certeza não vamos nos deixar seduzir pelo que "parece" ser muito belo e interessante, mas que também porá em risco nossa vida verdadeira; não vale a pena a pena pagar pra ver, como fez Eva, melhor é estar em paz com Deus.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br